Anúncios

A ponte sobre o rio Vermelho, em , no km 202 da /163, terá a pista sul (sentido ) totalmente interditada a partir das 6h deste sábado (15.08) por período indeterminado. A medida preventiva é necessária para que a Concessionária Rota do Oeste faça a manutenção em um dos pilares da estrutura, que apresentou danos, segundo o laudo do último monitoramento realizado.

Com a alteração, o tráfego da pista contrária (norte) passa a funcionar em mão dupla neste trecho. A Rota do Oeste iniciou a recuperação da ponte em junho deste ano. Diante da idade da estrutura, que tem quase 70 anos, a empresa ampliou a inspeção por meio de monitoramento subaquático, seguindo os mesmos moldes adotados em plataformas de petróleo ou portos.

“Diante de uma postura vigilante da Rota do Oeste com relação às estruturas que herdamos do Poder Público em 2014, conseguimos antever uma possível situação de risco futuro e optamos pela interrupção total até que seja realizado um serviço de reparação imediata, que está será imediatamente contratado”, afirmou Lucas Suassuna, diretor de Engenharia e Operações da empresa.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a ponte sobre o Rio Vermelho foi construída em 1953 em substituição a ponte de madeira que foi levada por uma . Esta é uma das pontes mais antigas do trecho sob concessão da BR-163.

Tráfego – Para realizar o fechamento da pista sul com segurança, as equipes de campo da Concessionária reforçaram a sinalização na região, indicando o direcionamento do fluxo de veículos para a faixa norte. O modelo de operação de tráfego segue o mesmo molde realizado em julho deste ano para atividade de inspeção estrutural com uso de guincho.

A Rota do Oeste conta com apoio da Polícia Rodoviária Federal () na orientação dos motoristas, que devem respeitar a sinalização e seguir as orientações repassadas no local.

O gerente de Operações da Concessionária, Wilson Ferreira, reforça aos motoristas sobre a necessidade de reduzir a velocidade no trecho que antecede o estreitamento da pista, sempre prezando pela segurança de quem trafega no local.