O mundo não conhece totalmente o vírus do Covid-19, nem a sua estrutura. Por consequência, não foi possível encontrar um tratamento adequado. Então, de forma silenciosa contaminou milhares de pessoas em curto espaço de tempo. Sem dúvida, nos sentimos cada vez mais preocupados, principalmente porque não sabemos até quando essa pandemia vai durar.

Embora a vacina esteja a caminho, não acontecerá de maneira repentina. Por isso, é importante prevenir a contaminação de forma correta. Neste artigo, vamos apresentar quais são os cuidados obrigatórios que precisamos cumprir.

A partir da ação preventiva, evitamos a disseminação e atravessamos essa fase com segurança.

Uma grande novidade apresentada no mercado é o Tapete Sanitizante o item 6. Confira!

Vírus do Covid-19: prevenção com segurança

A ótima notícia é que o Brasil fechou o acordo para a produção de vacinas. No entanto, até que elas sejam aplicadas na população é preciso manter a prevenção. Aliás, até que a pandemia seja totalmente extinta é fundamental adotar ações com responsabilidade. Mesmo com tantas orientações a população comete simples falhas e favorece a contaminação em massa. O que preocupa a todos é a velocidade como o vírus tem se espalhado.

Inclusive, o índice de infecção no Brasil permanece crescente e, portanto, é preciso reforçar os cuidados. Fazer a nossa parte pode parecer pouco, mas juntos contribuímos para a redução dessa pandemia. Para que você e seus familiares possam atravessar essa fase com tranquilidade, inclua no cotidiano alguns cuidados obrigatórios e evite a transmissão.

Confira 8 cuidados obrigatórios para evitar o vírus do Covid-19

1. Lave as mãos

Reprodução/Pexels

Segundo a Organização Mundial de Saúde lavar as mãos com água e sabão deve ser constante ao longo do dia, porque o vírus em contato com o produto não sobrevive. É recomendado lavá-los quando tiver contato com pessoas ou após tocar em objetos de uso comum. Por exemplo: maçaneta, corrimão, maquininhas de cartão etc. Também deve estar atento à prática dessa higiene, antes de preparar os alimentos e após usar o banheiro.

2. Álcool em Gel

O álcool em gel é eficiente quando aplicado de maneira correta. Em outras palavras, as mãos devem estar totalmente limpas antes da aplicação, portanto o ideal é lavá-las com água e sabão antes. Aplique o álcool na mão inteira e não apenas na palma dela. Por exemplo: passe no dorso da mão e nos dedos, do mesmo jeito que lava suas mãos. Por fim, para total eficácia é preciso esperar secar completamente.

3. Use máscara

Reprodução/Pexels

Colocar máscara já se tornou hábito para todos nós, mas o que muitos não sabem é que a validade do uso é de apenas 2 horas. Após esse período deve ser colocado em molho por meia hora, em água sanitária. Em seguida, basta enxaguar, deixar secar, passar ferro e guardar em saco plástico.

4. Evite tocar nos olhos e boca

É uma ação natural do ser humano tocar o rosto para remover remelas, apoiar a mão no queixo, tocar a boca etc. No entanto, se sua mão estiver contaminada, o vírus pode entrar em seu organismo por essas entradas. Sendo assim, deve ficar muito atento a esses hábitos automáticos.

5. Evite o contato com pessoas, abraços, beijos e mantenha distância social

Gotículas de saliva, tosse ou espirro são imperceptíveis muitas vezes, por isso qualquer aproximação provoca a transmissão do vírus. Os sintomas do Covid-19 podem não ser manifestado de início, com isso boa parte das pessoas infectam outras nesse período. Além disso, é recomendado a distância de 2 metros para garantir a segurança de todos.

6. Tapete Sanitizante

Também conhecido como tapete sanitizante pedilúvio eles podem ser usados em empresas e residências. O objetivo deles é desinfetar a sola dos sapatos em um produto sanitizante. A partir disso é possível eliminar bactérias e vírus como do Covid-19.

7. Evite aglomerações

Reprodução/Pexels

Assim como não é recomendado o contato físico, o mesmo é válido para aglomerações. Mesmo que não toque nas pessoas, qualquer espirro ou tosse pode alcançar pessoas com distância próxima. A transmissão não ocorre apenas pelo toque, mas também pelo ar.

8. Mantenha o sistema imunológico forte

Manter o sistema imunológico forte não impede a contaminação do vírus. Entretanto, possibilita que seu organismo reaja de forma positiva durante o tratamento, em caso de contágio. Para fortalecer a imunidade considere estes 4 pilares:

  • ingerir alimentos saudáveis;
  • praticar exercícios;
  • cuidar da saúde mental;
  • dormir bem.

A ingestão de alimentos saudáveis deve incluir no cardápio diário, frutas ricas em vitamina C, vegetais, peixes, fibras e carnes. Evite nesse período o consumo de produtos industrializados, como doces, salgadinhos etc. Uma boa alimentação impede a depressão e diminui a ansiedade, muito comum nesse período do Covid-19. Como tudo está relacionado, incluir atividade física de pelo menos meia hora por dia, facilita a liberação de hormônios responsáveis pelos bem-estar.

Não se preocupe, porque você pode fazer dentro de casa, atividades simples. Por exemplo: polichinelo, exercícios HIIT´s etc. Além disso, os exercícios são complementares para manter a saúde mental em dia, imprescindível para o equilíbrio nessa pandemia. Estabeleça laços com amigos e familiares, por meio das redes sociais ou aplicativos de comunicação, pois a interação é tão importante quanto outros pilares.

Aliás, é um ótimo momento para começar aquele curso que adiou, fazer algo que sempre gostou ou ler livros. Por fim, dormir bem promove bem-estar, porque contribui para a inteligência emocional, ativa a memória e ajuda na reparação de células. Podemos perceber que esses 4 pilares funcionam como complementos entre si. Logo, o resultado dessas práticas é um sistema imunológico forte e preparado para lidar com qualquer vírus.

Nesse artigo, reforçamos a importância de tratarmos a fase da pandemia de maneira responsável e segura. Você conheceu 8 cuidados obrigatórios para evitar efeitos do vírus, pois nem sempre adotamos como hábito todos eles. Sem dúvida, ao praticar essa ação impedimos a disseminação do vírus.

O que achou do artigo? Compartilhe nas redes sociais para que outras pessoas incluam esses hábitos em suas rotinas!