Anúncios

Mais do que a atividade em si, a Segurança do Trabalho é fundamental para trabalhar dentro das normas e com a garantia de um serviço não só mais produtivo e de qualidade, mas seguro para você e seus colegas.

Independente da empresa, é importante seguir algumas dicas de segurança do Trabalho para o dia a dia, evitando assim riscos a e a vida. Neste artigo, falaremos de algumas delas e da grande importância de seguir corretamente cada uma.

Para evitar acidentes, dê uma olhada em seu entorno

O entorno de um profissional é importante para evitar acidentes. Por exemplo, se o trabalho é feito em um local alto, é preciso observar se o local que está apoiado está firme e seguro, se não existem fendas ou trincas que possam quebrar e oferecer riscos de queda.

O é um dos campeões quando o assunto é acidentes de trabalho, por isso fazer uma análise ao redor do local e averiguar a segurança dos equipamentos e do local é fundamental para evitar problemas.

Cuidado com os esforços repetitivos

Você já ouviu falar em LER? A Lesão por Esforço Repetitivo é uma das doenças de trabalho que mais incapacitam profissionais, principalmente aqueles que trabalham com digitação.

Estes profissionais passam o dia digitando documentos e com o tempo as articulações das mãos e braços começam a sofrer desgastes nos músculos e ossos, gerando dores e em casos mais graves paralisia.

É importante que a cada atividade feita tenha um período de descanso para levantar, movimentar o corpo e se hidratar e visitar o com regularidade também é o ideal. Essas ações serão benéficas para evitar a doença, além de outros males.

Use as EPI´s da maneira correta

Capacete, luvas, botas e cinto de segurança, são alguns EPI´s importantíssimos na hora de efetuar serviços em algumas e fundamental para segurança do trabalho. Usar o capacete torto, luvas velhas ou um cinto que esteja com algum defeito, podem se tornar em uma situação fatal.

As tem a obrigação de dar aos empregados as EPI´s completas, conforme a profissão e trabalho que será efetuado, e todas novas e sem qualquer tipo de defeito para garantir a integridade do profissional.

Ergonomia, a chave da saúde da coluna

Quem trabalho escritório, sabe que no final do dia as dores nas costas podem se tornar bem dolorosas, principalmente se a cadeira ou mesa de trabalho não estejam adequadas ao profissional, conforme as leis da Ergonomia.

A Ergonomia é o estudo da atividade entre as pessoas e as máquinas ou local de trabalho, visando a saúde física e mental do ser humano, diante do uso dos equipamentos profissionais.

Para otimizar o trabalho e produtividade de um profissional, é fundamental que a ergonomia deste esteja dentro dos parâmetros da saúde.

Uma cadeira de escritório precisa ter algumas funções para ser viável para todos, tendo ajuste de altura por exemplo, para que pessoas baixas e altas possam fazer um mesmo serviço num computador, sem sentir desconforto.

Leve seu trabalho a sério em prol de sua saúde

Quanto mais experiência temos em uma determinada área, maior é também nossa confiança, o que torna mais fácil o trabalho, mas em contrapartida nos deixa mais suscetíveis a erros.

Um profissional eletricista que trabalha por anos fazendo instalações, se não tomar cuidado poderá levar um choque ou até uma descarga forte o suficiente para ser fatal. Sempre trabalho com cuidado, não importa o conhecimento e experiência. Nunca subestime isso.

Aprenda mais sobre Segurança no Trabalho

Você pode aprender um pouco mais sobre Segurança no trabalho fazendo um  curso online Segurança no Trabalho, com o intuito de qualificar e preparar profissionais para atuarem na área com profissionalismo e transmitindo credibilidade, além de conhecimento em todas as normas, regras e direitos que a profissão exige.