Anúncios

O município de Rondonópolis recebeu na última sexta-feira (19), 20 respiradores encaminhados pelo Ministério da Saúde, sendo 10 artificiais e 10 de transporte, que vão contribuir para o atendimento de pacientes com -19. Os equipamentos para a abertura de novos leitos no município.

“Hoje chegaram um total de 20 respiradores, dez são equivalentes a respiradores de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), é mais ou menos o padrão de respiradores que temos na nossa Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Nós vamos encaminhá-los para a UPA para dobrar nossa capacidade”, explicou o diretor técnico da Upa, Dr. Hélio Garcia Neto.

Ele ainda explicou como serão utilizados respiradores de transporte. “Deixaremos de 50% a 70% na nossa unidade intermediária para dar suporte aqueles pacientes que possam ter necessidade de UTI e de ventilador, nós vamos estabilizar esses pacientes para aguardarem os leitos de UTI ficarem disponíveis e de três a quatro respiradores de transporte para equipar nossas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)” informou o médico.

Além dos 20 respiradores (artificiais e de transporte) entregues nesta sexta-feira (19) ainda há a previsão de entrega de mais 10 respiradores e ainda a licitação de outros 10.

“Eles equiparão aqui (hospital de retaguarda) a nossa UTI que ficará pronta em torno de 30 dias que serão mais 10 ventiladores, e cada vez ficaremos mais confortável para ter a certeza que não faltará leitos para a população que necessite” informou Hélio Garcia Neto.

Juntamente com os respiradores, o município terá em breve um novo reforço, o Hospital Municipal Antônio Muniz (hospital de retaguarda) que será exclusivo para o tratamento de pacientes com covid-19. “Vai ajudar a organizar mais e principalmente desafogar a Upa. Eu quero deixar na Upa com pacientes que precisam ser entubados e aqui (hospital de retaguarda) a parte intermediária e leve” explicou o médico.

O prefeito Zé Carlos do Pátio reiterou que havia feito o pedido a ministra da Agricultura Tereza Cristina quanto aos respiradores juntamente com a solicitação do senador federal que participou hoje do ato de entrega. “Esses respiradores vêm para nos ajudar a salvar vidas, mas precisamos que a população nos ajude também neste momento difícil. Nós vamos ficar bem estruturado com 40 leitos de UTI para defender as pessoas”, disse o prefeito.

Pátio também recordou outras ações da administração que somam para o atendimento de Saúde como a entrega do Hospital da Criança, o Hospital Municipal Cristyan Mary da Silveira Lima e também a finalização do hospital de retaguarda.

O senador federal ressaltou que houve um trabalho em conjunto para que os respiradores chegassem até Rondonópolis e que vai contribuir para auxiliar no tratamento a Covid-19 e para salvar vidas.

O Saiba Tudo Mato Grosso (MT) é um site sem vínculos partidários, sem preconceitos ideológicos e não está a serviço de grupos econômicos. O nosso valor é a qualidade da informação.