Anúncios

Após observar resultados positivos durante uma fase de testes, a Prefeitura de decidiu realizar uma nova readequação na programação da coleta de lixo domiciliar da Capital. Em parceria com a empresa Locar Gestão de Resíduos, o Município montou um novo plano para que o serviço seja prestado em quatro períodos. A medida já está em vigor desde o início desta semana.

A readequação tem como foco apenas o horário de atuação. Dessa forma, os dias e quantidade de atendimento por comunidade continuam conforme já são executados. Na programação antiga, a coleta era feita em três turnos, alcançando cada bairro pelo menos três vezes por semana, à exceção da região central, onde o serviço é executado diariamente, no período noturno.

Com o novo plano, os mais de 250 da coleta estão divididos em equipes que atuam nos seguintes períodos: das 6h às 14h20, das 12h às 20h20, das 18h às 2h20, de 0h à 8h20. A alteração abrange localidades das quatro regiões no município. No anexo abaixo, a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) Urbanos disponibiliza a lista com todos os locais que terão os horários alterados.

“Em março deste ano implantamos um terceiro turno e foi muito positivo. Após essa constatação, resolvemos fazer um teste com quatro períodos e também deu muito certo. A partir disso, decidimos colocar oficialmente em prática essa nova programação que otimiza a prestação do serviço e também nosso trabalho de fiscalização”, explica o titular da Limpurb, Anderson Matos.

OUTRAS AÇÕES

A atualização na programação da coleta é sequência de um trabalho contínuo da Prefeitura, com base na sustentabilidade. De 2017 a 2020, pensando na preservação ambiental e da pública, Município já colocou em prática a renovação da frota de caminhões, a implantação das lixeiras subterrâneas e a coleta de lixo fluvial, com a Balsa Ecológica.

Além disso, programas como o Cata-treco, que faz o recolhimento de materiais descartados pela população, e Mutirão da Limpeza, que atua a cada fim de semana em um bairro, fortalecem esse trabalho. Neste ano, Cuiabá também passou a contar com mais de 20 pontos de entrega voluntária de vidro, distribuídos em espaços estratégicos da cidade.