Anúncios

Além da higiene constante das mãos, o uso de máscara se tornou obrigatório em todo o Distrito Federal como medida de ao novo coronavírus. No entanto, aquela ida rápida ao supermercado ou para outro lugar necessário, não é tão simples quanto parece a quem precisa de óculos.

A máscara faz com que os óculos embacem, deixando a paciência de muita gente no limite. Segundo a oftalmologista Claudia Del Claro, da clínica Prontomed, sediada em Florianópolis, isso acontece por conta do ar quente da respiração.

“Ele acaba escapando pela parte de cima do lenço e, ao encontrar a superfície fria da lente, a umidade se condensa”, explica.

O primeiro passo para evitar esse incômodo é manter a lente limpa. Segundo a especialista, bastam dois “ingredientes” simples e práticos: detergente e água fria.

“O óculos pode ser uma fonte de contaminação, mas, de maneira alguma passe álcool em gel em suas lentes. Ele é capaz de entregar o anti-reflexo, portanto, aposte nos dois componentes indicados”, alerta a médica.

Visão perfeita

No vídeo abaixo, a oftalmologista Cláudia Del Claro selecionou de como evitar o embaçamento dos óculos e o que danifica as lentes do acessório.

Sabonete, não!

A fim de combater esse incômodo, algumas dicas estão circulando na internet, como o uso de sabonetes para desembaçar o óculos. Em vídeo, a apresentadora Isabella Fiorentino ensina o passo a passo.

Porém, a oftalmologista Claudia Del Claro não recomenda o método em hipótese alguma.

A especialista explica que o hábito pode até funcionar, pois ele forma uma película e o vapor não vai aderir na lente. “Entretanto, a composição química alcalina do sabonete danifica o anti-reflexo dos óculos. Como consequência, ele vai descascar e a pessoa obterá o efeito contrário, ficando todo embaçado”, alerta a médica.

Mesmo quem não tem anti-reflexo no óculos sai prejudicado. “A lente ficará riscada e, da mesma maneira, o resultado não é bom”, conclui.