Anúncios

A rede municipal de saúde está disponibilizando mais uma importante para adolescentes de 11 e 12 anos 11 meses e 29 dias de idade, a meningocócica ACWY. O lote enviado pelo Ministério da Saúde chegou na sexta-feira (24), marcando a celebração do Dia Mundial de Combate à .

A imunização é contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela meningococo dos tipos A, C, W e Y, complementando a vacina meningocócica C (conjugada) (MenC) já ofertada pelo Sistema Único de Saúde () no calendário de vacinação das crianças menores de cinco anos.

A vacina é aplicada em dose única e era disponibilizada somente em clínicas particulares (com custo médio de R$ 450), agora está sendo incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação do SUS para garantir maior proteção e diminuir o número de óbitos causados pela doença no país.

A melhor forma de é a vacinação, por isso as pessoas de 11 e 12 anos precisam procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência levando a carteira de vacinação e acompanhado por um responsável.

A estimativa é que quase 116 mil adolescentes nessa faixa etária, grupo mais suscetível a transmissão, sejam vacinas dentro do . Posteriormente outros grupos serão beneficiados.