Uma jovem identificada como Juliana Matsushita, de 23 anos, morreu na tarde de quinta-feira (23) pela contaminação do novo coronavírus (Covid-19) em Cáceres (240 km de Cuiabá). Juliana era estudante do curso de fisioterapia e estava internada há 14 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Luiz, no município.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), esta é a oitava morte por infecção pelo novo coronavírus em Mato Grosso.

A jovem é sobrinha do prefeito de Cáceres, Francis Maris. De acordo com ele, Juliana morava em Mirassol D’Oeste (329 km de Cuiabá), e estudava em São José dos Quatro Marcos, cidade próxima. Ela foi para uma unidade de saúde no município em que morava, após sofrer com falta de ar durante uma gripe forte.

Quando o estado de saúde dela se agravou, a universitária foi encaminhada para Cáceres, que é a cidade mais próxima que tem hospital de referência para casos de Covid-19. Segundo o tio da paciente, a jovem já sofria de asma, outra doença respiratória, o que deve ter agravado o quadro de saúde dela.

Essa morte representa o primeiro falecimento de uma mulher com essa doença no Estado e a vítima mais nova. Antes dela, o mais novo a falecer pela Covid-19 foi um homem de 34 anos no município de Aripuanã (704 km de Cuiabá), que volta a deixar claro que a doença não afeta apenas idosos, diabéticos ou hipertensos.

SES é notificada

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), em nota, informa que foi notificado da morte da jovem em Cáceres na tarde desta quinta (23), confirmando ser esta a oitava morte no Estado.

“Residente de Mirassol D’Oeste, a paciente estava internada em Cáceres, município que notificou o óbito ao Estado. As informações oficiais sobre o óbito constarão em Boletim Informativo desta sexta (24), disponível a partir das 17h”, diz a nota.

De acordo com o Boletim Informativo da SES, as outras mortes causadas em decorrência da Covid-19 em Mato Grosso envolveram residentes dos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Cáceres, Aripuanã e Barra do Garças.

O Saiba Tudo Mato Grosso (MT) é um site sem vínculos partidários, sem preconceitos ideológicos e não está a serviço de grupos econômicos. O nosso valor é a qualidade da informação.