Anúncios

O prefeito de Sapezal Valcir Casagrande (PSL) afirmou, em áudio divulgado em um grupo de comerciantes da cidade, na noite de quarta-feira (25), que prefere morrer por coronavírus, mas alimentado do que passando fome.

https://www.saibatudomt.com.br/wp-content/uploads/2020/03/d842b9a915976a689247fcca200498c2.mp3?_=1

A veracidade do áudio foi confirmada por sua assessoria.

“Mas morrer, todo mundo tem que morrer. Entre morrer de fome e de doença, prefiro morrer de doença com barriga cheia”, disse.

Na manhã desta quinta-feira (26), o prefeito decretou a reabertura de estabelecimentos comerciais, como restaurantes e academias, contanto que haja distanciamento de 1,5 metro entre cada cliente e higienização dos equipamentos.

“Não adianta nada nós querermos que as pessoas fiquem em casa e todo mundo morre de doença, morre de fome. Não tem jeito. Não tem como fazer omelete sem quebrar os ovos”, afirmou no áudio.

Casagrande ainda disse que a decisão está alinhada com a última declaração oficial do , que minimizou os riscos do .

“Concordo plenamente com Bolsonaro. Ele está certíssimo. Nunca tive dúvida disso. […] Morre muito mais gente de fome na Etiópia e ninguém fala nada. Morre muito mais gente em e no Rio por hora do que esse vírus matou esses dias com todo esse barulho que fizeram”, declarou o prefeito.

Assim como Bolsonaro, Casagrande atribui à imprensa o papel por causar desespero na população com o vírus.

“As pessoas que apertam muito a gente por causa do medo, o terror que a grande mídia coloca na população”.

Contudo, Casagrande divide a responsabilidade da flexibilização das medidas de prevenção contra o coronavírus com os comerciantes, que também querem a reabertura dos estabelecimentos.

“Se chegar a dar errado, de começar a no Município, vocês vão ter que bater o pé e ajudar o prefeito porque o prefeito não vai responder sozinho”, alertou.

Outro lado

Em nota à imprensa, o prefeito confirmou a autoria do áudio e informa que o posicionamento do prefeito continua o mesmo, sendo pautado pelo bem estar e a saúde da população, mas preocupado com a economia municipal e com o sustento das famílias sapezalenses.

“Considerando o clamor da sociedade sapezalense por trabalhar e continuar empreendendo, buscando o crescimento econômico e consequentemente o bem-estar social, o prefeito entendeu por convocar uma reunião do Comitê Municipal do -19, a fim de definir novas diretrizes quanto ao funcionamento do comércio e demais atividades, o que resultou na edição do nº 37 de 26 de março de 2020”, diz trecho da nota.

Veja nota na íntegra

“Tendo em vista a divulgação de um áudio gravado pelo prefeito municipal, Sr. Valcir Casagrande, em um grupo de empresários de Sapezal, do qual ele faz parte, o Executivo Municipal informa que o posicionamento do prefeito continua o mesmo de sempre, pautado pelo bem estar e a saúde da população, mas preocupado com a economia municipal e com o sustento das famílias sapezalenses.

Estamos passando por um período nunca vivenciado pelos brasileiros, tampouco pela população mundial desta geração. Existem, na história, casos de pandemias que atingiram o mundo inteiro, como a gripe espanhola, todavia trata-se de um período muito distante da nossa realidade.

No áudio gravado, o prefeito, de forma espontânea e em nenhum momento minimizando os efeitos e sintomas da pandemia, apenas utiliza de metáforas para reforçar a necessidade e a responsabilidade de cada cidadão garantir seu próprio sustento e de suas famílias, pois vivemos em uma cidade em que existem inúmeros autônomos, empregados, vendedores comissionados, pequenos, médios e grandes empresários.

Em nosso Município e nem em municípios vizinhos, graças a Deus, não tivemos nenhuma confirmação de contaminação por esse terrível vírus.

Considerando o clamor da sociedade sapezalense por trabalhar e continuar empreendendo, buscando o crescimento econômico e consequentemente o bem-estar social, o prefeito entendeu por convocar uma reunião do Comitê Municipal do Covid-19, a fim de definir novas diretrizes quanto ao funcionamento do comércio e demais atividades, o que resultou na edição do Decreto nº 37 de 26 de março de 2020.

Todos conhecem o posicionamento político do chefe do poder executivo municipal, não sendo segredo o seu apoio ao Presidente Jair Bolsonaro.

Reforçamos que a mídia tem papel fundamental na democracia brasileira e no levar da informação ao cidadão, especialmente na atual situação”.

O Saiba Tudo Mato Grosso (MT) é um site sem vínculos partidários, sem preconceitos ideológicos e não está a serviço de grupos econômicos. O nosso valor é a qualidade da informação.