Anúncios

Mais de 74,9 mil lâmpadas foram trocadas gratuitamente pela população de 63 municípios de Mato Grosso em 2019 por outras mais modernas e econômicas, de tecnologia LED.

A troca foi feita pelo projeto Nossa , da Energisa Mato Grosso, que viaja pelo estado levando informações sobre consumo consciente de energia elétrica e dando opções para que os clientes consigam sentir melhorias na conta de luz no final do mês.

A equipe do projeto ainda faz o descarte de todas as lâmpadas antigas de forma ecologicamente correta. No total, o Nossa Energia percorreu 40 mil quilômetros no ano passado em todas as regiões do Estado.

Ao todo o “Nossa Energia” promoveu mais de 1,1 mil palestras educativas em 2019, realizou 77 teatros, e fez o cadastro de mais de 1,1 mil famílias carentes no programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que dá descontos de até 65% sobre o valor da tarifa aplicável à classe residencial.

“É por resultados como esses, que tragam mais tranquilidade e conforto para nossos clientes, que o projeto Nossa Energia foi criado. Além disso, temos o compromisso com o consumo responsável de energia e também com ações que enalteçam a cultura. Levar atividades de sensibilização e ajudam, na prática, a mudança de conduta que cada um pode assumir”, avalia o analista de Inovação da Energisa, Alex Fabiano Souza Silva, que acompanha os projetos de Eficiência Energética. Em 2020 o projeto volta para a estrada a partir do dia 17 de fevereiro, em Campinápolis, a 565 km de Cuiabá.

Até abril, 21 municípios serão visitados pelos caminhões. As cidades contempladas serão: , Porto Estrela, Mirassol D’Oeste, Tesouro, , Rondonópolis, Querência, Alta Floresta, Poconé, Comodoro, do Norte, , Santo Antônio do Leverger, Sinop, Barra do Garças, Cáceres, Sorriso, e Nova Xavantina. “A ação será retomada a partir de fevereiro com os mesmos objetivos, levar conhecimento, diversão, cultura e alcançar o maior número de clientes com perfil para o cadastro na Tarifa Social”, destaca o analista de Inovação da Energisa.

Nossa Energia

O projeto percorre Mato Grosso com três caminhões climatizados e completamente adaptados para se transformarem em uma espécie de laboratório, equipados com tecnologia de ponta, incluindo projeções interativas e a realização de experiências. A lateral do baú do caminhão se expande e se transforma em uma sala de aula/laboratório, com um projetor multimídia, um comparador de lâmpadas incandescente, fluorescente compacta e LED.

Ainda o veículo pode se transformar em um palco, que será usado para as apresentações teatrais. Nestes caminhões acontecem palestras sobre uso econômico e seguro de energia elétrica. Do lado de fora, a equipe do projeto faz a troca de lâmpadas e o cadastro de clientes interessados em ter o benefício dado pelo Governo Federal da Tarifa Social de Energia Elétrica. O projeto Nossa Energisa faz parte do Programa Energia Eficiente, da Energisa, seguindo as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (), por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE).