Anúncios

Se você é usuário de um smartphone antigo, é melhor começar a pensar em um novo aparelho. Isso porque alguns Smartfones não poderão mais rodar o WhatsApp a partir de fevereiro de 2020.

De acordo com a plataforma, quem usa o aplicativo de mensagens em qualquer sistema operacional do Windows Phone não poderá criar novas contas e nem confirmar contas já existentes a partir  de fevereiro. “Como deixaremos de desenvolver o WhatsApp para os sistemas operacionais mencionados, alguns recursos poderão parar de funcionar a qualquer momento”, alertou a plataforma.

O motivo se deve a incapacidade de sistemas operacionais desatualizados – e que já não recebem novos updates – rodarem as versões mais novas do aplicativo de mensagens. Segundo o próprio WhatsApp, nos smartphones que utilizam o Android é preciso estar pelo menos com a versão 4.0.3 do sistema operacional instalada – disponibilizada ainda em outubro de 2011.

Usuários de precisam realizar o update do para a versão 9.0. O mesmo deve acontecer com usuários que acessam o app em sistemas operacionais anteriores ao Android 2,3,7 e ao iOS 8. O WhatsApp segue compatível com os sistemas Android (4.0.3 ou mais recentes) e iOs (9 ou mais recentes), além de alguns aparelhos com KaiOS 2.5.1 (ou posterior), incluindo JioPhone e JioPhone 2.

Atualmente o WhatsApp conta com mais de 1,5 bilhão de usuários, sendo um dos mensageiros mais utilizados no ocidente. Desde 2014 o app pertence ao , integrando-se à crescente família de apps gerenciados pela empresa (Facebook, Facebook Messenger e ).

Abaixo você confere quais sistemas não suportam mais o WhatsApp e quais deixarão de suportá-lo em breve:

Não suportam mais o WhatsApp

  • Nokia S40 e S60 (desde dezembro de 2017)
  • Celulares rodando BlackBerry OS (desde dezembro de 2017)
  • Celulares rodando BlackBerry 10 (desde dezembro de 2017)
  • Celulares rodando Windows Phone / Windows 10 Mobile (desde dezembro de 2019)

Deixarão de suportar o WhatsApp em breve

  • Celulares rodando Android 2.3.7 ou inferior (a partir de 1 de fevereiro de 2020)
  • iPhone rodando iOS 7 ou anterior – iOS 8 não permitirá criar novas contas (1 de fevereiro de 2020)

Atualize seu sistema

Caso você esteja usando uma versão mais antiga do Android ou iOS, dependendo do smartphone que tiver, poderá, com sorte, atualizar o sistema para uma compilação mais recente.

No Android basta acessar Configurações > Sistema > Atualização de Software para ter acesso a versão mais recente da plataforma. Já no iOS basta abrir o app Ajustes > Geral > Atualização de Software.

Para donos de smartphones Android, mesmo que não existam atualizações disponíveis é possível ainda optar pela instalação de uma ROM personalizada com uma versão mais recente do robôzinho verde. Recomendamos uma pesquisada nos fóruns do XDA Developers, para quem já é familiarizado com a instalação manual desse tipo de sistema.