Anúncios

A cerveja mexicana entrou na lista de termos mais procurados no buscador do . Mas o motivo não é bom. Internautas estão associando erroneamente a bebida ao novo , que já matou 132 pessoas na China.

Por ter o mesmo nome que o vírus, os internautas estão associando um assuntou ao outro em sua buscas online.

O nome do vírus, no entanto, tem origem bem diferente: coronavírus vem do latim. Sob um microscópio, é possível ver um desenho similar ao de uma coroa (‘corona’, em latim).

Apesar da relação, as ações da companhia não sofreram nenhuma consequência negativa.

Buscas com as palavras em inglês “corona beer (cerveja) vírus”, “vírus beer” e “beer coronavirus” aumentaram consideravelmente nos últimos dias, segundo dados do Google Trends, do Google.

Do dia 18 para o dia 26 de janeiro, as buscas pelos termos “corona beer vírus” subiram 2.300% em todo o mundo. No caso das palavras “beer coronavirus”, o aumento foi considerável: 3.233%.

De acordo com um monitoramento feito pela Sprinklr, plataforma de gestão de canais digitais, o número de menções à marca no Twitter não costumava passar de 500 por dia. No dia 22 de janeiro, houve um pico de 2.3 mil menções. Até hoje (29), o número de menções à cerveja passou de 13 mil.

O número de mortos pelo novo coronavírus na China chegou a 132, segundo informe divulgado na noite de hoje pelo governo chinês. De acordo com o boletim, 5.974 já foram infectadas, a maioria na província de Hubei, onde fica Wuhan, epicentro do surto.

O número de infectados, por sua vez, saltou 32% —no último balanço, eram 4.515 registros da infecção.

Além da China, 14 países já registraram casos de pneumonia pelo novo coronavírus. Em três deles (Alemanha, Japão e ), foram notificados registros em pessoas que não estiveram na China, o que indica transmissão local também fora do país asiático.

Na , usuários se aproveitaram da relação para fazer piadas com o tema. Nas redes sociais, comentários e montagens começam a se espalhar. Na página oficial da companhia no Facebook, é possível encontrar comentários como: “É bom cuidar da imagem da marca. O coronavírus está aí para criar problemas.” Na conta da empresa do Instagram, também é possível ver comentários em quase todas as postagens.