Anúncios

Um motociclista identificado como Thulio Prates, de 25 anos, impediu uma tentativa de suicídio no complexo turístico no Portão do Inferno, na MT-251, que liga a Chapada dos Guimarães (60 km de Cuiabá). A cena foi registrada por um motorista que passava pelo local na manhã deste domingo (19).

Conforme as imagens, o motorista de um Chevrolet Classic preto ‘fecha’ um motoqueiro na rodovia. Assustado, ele desce do carro e segue em direção do abismo. Quando sobe no parapeito, o motoqueiro o puxa rapidamente e o deita no chão. O motoqueiro ainda fica sobre o rapaz por alguns minutos, até que a vítima se acalmasse. Nesse momento uma mulher, de camisa laranja, aparece gritando e pedindo para que outras pessoas ajudem.

Vários veículos pararam para assistir a ação de desespero da vítima, mas apenas o motoqueiro desceu para ajudá-lo e conseguiu salvar essa vida.

Recentemente voluntários colocarem uma faixa para tentar impedir suicídios no complexo turístico no Portão do Inferno. No local, uma advogada, o marido e o sobrinho colocaram uma faixa escrito a seguinte frase: Você é precioso, não desista. Eles também deixaram alguns livros do ‘Evangelho Segundo o Espiritismo’.

Alertas

O motorista que gravou a cena está cometendo uma infração de , que é usar o enquanto dirige. Além disso, durante a filmagem, ele diz que o homem “ia se matar, o doido”. Esses termos reforçam o preconceito contra pessoas com quadro depressivo.

Pessoas diagnosticadas com depressão devem procurar apoio e, claro, o tratamento adequado com um prossional da área da Saúde.

CVV

O Saiba Tudo Mato Grosso tem a política de publicar informações sobre casos de suicídio ou tentativas que ocorrem em locais públicos ou causam mobilização social. Isso porque é um tema debatido com muito cuidado pelas pessoas em geral.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que assuntos relacionados a suicídio não venham a público com frequência, para que o ato não seja estimulado. O silêncio, porém, camufla outro problema: a falta de conhecimento sobre o que, de fato, leva essas pessoas a se matarem.

Depressão, esquizofrenia e o uso de drogas ilícitas são os principais males identificados pelos médicos em um potencial suicida. Problemas que poderiam ser tratados e evitados em 90% dos casos, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria.

O CVV (Centro de Valorização da Vida) realiza apoio emocional e ao suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias.

O Saiba Tudo Mato Grosso (MT) é um site sem vínculos partidários, sem preconceitos ideológicos e não está a serviço de grupos econômicos. O nosso valor é a qualidade da informação.