Anúncios

Uma cabeça d’água atingiu cachoeira Serra Azul, localizada no município de Rosário Oeste (104 KM de ), na última quarta-feira (8), e chamou atenção das pessoas que estavam no local. Apesar do susto, ninguém se feriu. O registro foi feito por Lucas Orione e compartilhado no seu perfil do Instagram e na página Destinos Turísticos MT.

Conforme Lucas, o responsável pela segurança da cachoeira teria ficado atento para evitar acidentes. “[Ele] combinou um código conosco, caso isso viesse a acontecer. Conseguiu antever a situação e nos ajudou a sair da água”, comentou em uma publicação no Instagram.

Em nota, o que administra o parque informou que a equipe que atua no local é treinada e segue os protocolos de segurança estabelecidos para possibilidade de uma cabeça d’água, evento frequente no período das chuvas e que pode acontecer em todas as cachoeiras e rios.

“As pessoas devem seguir sempre as orientações dos guias e monitores e sair da água ao ouvir os avisos sonoros”, diz trecho da nota.

Os vídeos mostram o momento que o fenômeno atinge o ponto turístico.

 

 

Cabeça d’água

A cabeça d’água é um fenômeno que se caracteriza pelo aumento rápido e repentino do nível de um rio, lago ou cachoeira devido a chuvas em trechos anteriores ou mais altos do percurso.

A cabeça d’água é diferente de uma tromba d’água, que se assemelha a um tornado, mas tem menor intensidade e ocorre sobre superfícies líquidas, como mar ou rio.

Sinais de cabeça d’água

Os primeiros sinais de uma tromba d’água são a mudança da cor da água, ficando mais barrosa e suja e também a presença de galhos e folhas na água. A recomendação básica em situações assim é sair da água o mais rápido possível, assim que avistar os primeiros sinais, de preferência ir para locais altos. Para evitar acidentes o ideal é conferir a previsão do tempo antes de ir para o passeio, não só para a cidade do passeio, mas também de toda a região, ficar atento aos sinais e sempre olhe locais bons para fugir da tromba d´água e em caso de chuva não se arriscar a entrar nas cachoeiras e rios.