Dois irmãos, identificados pelas inicias R.D.S.S., de 35 anos, e R.S.D.S., 40 anos, foram presos na noite da última sexta-feira (06) no Bairro Jardim Gramado, em Rondonópolis (215 km de Cuiabá) depois que se envolveram numa briga.
Segundo a Polícia Militar, um dos irmãos havia tentado suicídio por várias vezes durante o dia, mas foi impedido pelo outro.
Por fim, os dois começaram uma briga, sendo que o irmão, que havia impedido outro de cometer suicídio, apontou uma arma para ele e fez ameaças. Ele foi contido por familiares que presenciaram a cena.
Os irmãos foram presos e encaminhados para a delegacia.
CVV
O Saiba Tudo Mato Grosso tem a política de publicar informações sobre casos de suicídio ou tentativas que ocorrem em locais públicos ou causam mobilização social. Isso porque é um tema debatido com muito cuidado pelas pessoas em geral.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que assuntos relacionados a suicídio não venham a público com frequência, para que o ato não seja estimulado. O silêncio, porém, camufla outro problema: a falta de conhecimento sobre o que, de fato, leva essas pessoas a se matarem.
Depressão, esquizofrenia e o uso de drogas ilícitas são os principais males identificados pelos médicos em um potencial suicida. Problemas que poderiam ser tratados e evitados em 90% dos casos, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria.
O CVV (Centro de Valorização da Vida) realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias.