Uma enfermeira identificada como Luzidelma das Neves Taboas, de 50 anos, morreu ao disparar um tiro contra a própria cabeça, no bairro Jardim Guanabara, em Rondonópolis (215 km de Cuiabá). Ela cometeu suicídio na frente da casa do ex-marido, na noite do último sábado (30).

Luzidelma era enfermeira no Hospital Regional da cidade. Conforme testemunhas, ela chegou com o carro na frente da casa do ex-marido, sacou o revólver e atirou no próprio pescoço, a vítima estava com sintomas de depressão após o término do relacionamento.

A versão é investigada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

CVV

Saiba Tudo Mato Grosso tem a política de publicar informações sobre casos de suicídio ou tentativas que ocorrem em locais públicos ou causam mobilização social. Isso porque é um tema debatido com muito cuidado pelas pessoas em geral.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que assuntos relacionados a suicídio não venham a público com frequência, para que o ato não seja estimulado. O silêncio, porém, camufla outro problema: a falta de conhecimento sobre o que, de fato, leva essas pessoas a se matarem.

Depressão, esquizofrenia e o uso de drogas ilícitas são os principais males identificados pelos médicos em um potencial suicida. Problemas que poderiam ser tratados e evitados em 90% dos casos, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria.

O CVV (Centro de Valorização da Vida) realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias.

 

O Saiba Tudo Mato Grosso (MT) é um site sem vínculos partidários, sem preconceitos ideológicos e não está a serviço de grupos econômicos. O nosso valor é a qualidade da informação.