Anúncios

Nos últimos 10 dias, os termômetros marcaram temperaturas de quase 50º em vários cidades de . Em Juscimeira (164 km de ), nesta semana, um termômetro que fica na região central da cidade registrou 48º e 47º.

Em (259 km de Cuiabá), o termômetro também registrou temperaturas entre 47º e 48º no início da semana.

Na terça-feira (17), foi considerada a cidade mais quentes do país. Os termômetros chegaram a registrar 42,4º. Nessa ocasião, a temperatura na região da Avenida Lions Internacional foi maior do que na capital, que é considerada a cidade mais quente do estado.

Na segunda-feira (16), a temperatura em Rondonópolis chegou a 41, 2º. Foi a quarta cidade mais quente do país.

Entretanto, a temperatura mais alta foi registrada no dia 5 de setembro, em que os termômetros apontaram 51º.

No entanto, de acordo com o 9º Distrito de Meteorologia, é preciso considerar o ponto onde o termômetro está instalado, o material de que ele é feito e o horário em que a temperatura foi registrada.

Os termômetros dos municípios citados são de estrutura metálica e estão localizados em avenidas com poucas árvores, consequentemente pouca sombra, mais expostos ao sol.

O termômetro do 9º Distrito, por exemplo, fica em um ambiente fechado e ventilado, com material com menor absorção de calor, logo, a temperatura é ambiente, normalmente menor do que as registradas em ambientes abertos.

Ainda segundo o Distrito de Meteorologia, a temperatura em Cuiabá também tem alcançado patamares altos, mais alta. Na segunda-feira, foi o dia mais quente, com temperatura em torno de 42, 6º. Ontem e hoje, a temperatura permanece na casa dos 41º, na capital.