Anúncios

Interessados em ingressar nas vagas em instituições públicas de ensino do país devem acessar a página do SiSU na até às 23h59 (horário de Brasília) para se candidatar em até duas opções de vagas. O sistema também permanece disponível para quem deseja alterar as escolhas cadastradas. O SiSU 2019.2 é organizado pelo (MEC).

De acordo com dados divulgados pelo órgão na manhã desta sexta-feira (7), mais de 575 mil pessoas já realizaram a inscrição no . O balanço por estado divulgado pelo MEC na tarde de ontem, os estados que apresentavam o maior número de candidatos eram o Rio de Janeiro (74.730), (68.133), Bahia (52.048), São Paulo (48.626) e (35.276). Do outro lado do ranking, tem o menor número de inscritos (1.052).

Nesta edição são 59 mil vagas em 76 instituições de ensino superior espalhadas entre as cinco regiões do país. São 1.731 cursos ofertados no SiSU, que tem apenas uma etapa de inscrição. O candidato deve escolher as opções de vaga por ordem de preferência e informar se concorrerá às oportunidades pela ampla concorrência ou por meio de reserva de vagas.

Os candidatos são selecionados automaticamente, em chamada única, por ordem decrescente de pontuação alcançada nas provas do (Exame Nacional do Ensino Médio) acrescida de eventuais pesos ou bônus. A classificação acontece no limite das vagas ofertadas em curso, por modalidade de concorrência. Se a nota do Enem permitir a aprovação em ambas as vagas cadastradas, o estudante será selecionado apenas na primeira opção. Os Candidatos que são bolsistas do Programa Universidade para Todos também podem se inscrever, mas, em caso de aprovação no , devem optar pelas bolsas de estudo do Prouni.