Anúncios

De acordo com Instituto de Defesa Agropecuária de (), um caso suspeito de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), popularmente conhecida como ‘vaca louca’, foi detectado em Mato Grosso.

Entretanto, por uma questão de , não foi divulgado o município onde ocorreu a notificação.

Assim que foi informado da ocorrência, o Indea tomou todas as providências cabíveis enquanto aguarda o resultado do exame em laboratório. O caso também está sendo acompanhado pelo Ministério da , (Mapa).

O Indea informou ainda que desenvolve diversas ações de fiscalização nos locais onde os animais são criados, além testes constantes nos alimentos fornecidos ao rebanho, como forma de prevenir o aparecimento da doença.

Ainda segundo o Indea, as normas de segurança e sanidade são amplamente divulgadas para que, o próprio produtor possa tomar medidas de proteção dentro da propriedade.

O órgão, por meio do Serviço Veterinário Oficial, garante que não há possibilidade dessa suspeita ocasionar ameaça à qualidade da carne mato-grossense ou risco aos consumidores.

Nota Oficial do INDEA – Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Mato Grosso

Em relação à suspeita de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), doença conhecida como “vaca louca”, em um bovino no Estado, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso esclarece que:

Em uma análise de rotina que faz parte do sistema de vigilância nacional para EEB foi detectado, em teste de triagem um resultado suspeito para a doença. O INDEA/MT tomou todas as providências cabíveis enquanto aguarda o resultado final em laboratório de referência.

Ressaltamos que são realizadas ações rigorosas de fiscalização em estabelecimentos de criação de gado no estado, além de rotineiros testes nos alimentos fornecidos aos ruminantes, de modo a prevenir a ocorrência da doença. O produtor rural mato-grossense conhece as normas brasileiras e está comprometido com os métodos de em vigor.

O trabalho realizado pelo Serviço Veterinário Oficial e o comprometimento dos produtores rurais garante que não há qualquer possibilidade dessa ocorrência representar ameaça à qualidade da carne produzida em Mato Grosso, nem risco aos consumidores.

 

O Saiba Tudo Mato Grosso (MT) é um site sem vínculos partidários, sem preconceitos ideológicos e não está a serviço de grupos econômicos. O nosso valor é a qualidade da informação.