Anúncios

Hoje (6), começa o período de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Os candidatos interessados podem acessar a Página do Participante para garantir sua participação no exame. No momento da inscrição, é preciso informar dados como número de CPF, data de nascimento, endereço de e-mail, além de telefone para contato. Demais informações sobre a documentação necessária podem ser consultadas no Edital.

As provas acontecem em dois domingos consecutivos, nos dias 03 e 10 de março. A inscrição deve ser feita por todos os interessados, incluindo os que foram contemplados com a isenção. Os participantes que não obtiveram o benefício devem arcar com a taxa de inscrição que, este ano, é de R$85. Podem participar do exame estudantes que estão em vias de conclusão do Ensino Médio neste ano ou que já finalizaram esta etapa.

Acesso ao Ensino Superior

O resultado do Enem 2019 é pré-requisito para participação em programas como o SiSU, Prouni e Fies, que facilitam o acesso ao ensino superior. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) seleciona estudantes duas vezes ao ano para cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do país. O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferta bolsas de parciais e integrais em instituições privadas do ensino superior do país. Entre os critérios adotados para a concessão de bolsa pelo Prouni, estão a nota do Enem e a renda de cada candidato. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) permite a contratação de um “empréstimo” para que o estudante possa cursar a graduação em instituições provadas. Através do Ministério de Educação (), o benefício pode ser concedido a juros zero. Já por meio de instituições financeiras, os juros são definidos pelas mesmas.   

Treineiro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira () também permite a inscrição de “treineiros”, como são chamados os participantes que concluirão o Ensino Médio após o de 2019 ou que não estão cursando e ainda não concluíram esta etapa.

Saiba mais: quem são os treineiros do Enem

Saiba mais: como funciona a inscrição do treineiro do Enem

De acordo com o edital, “o participante ‘treineiro’ estará submetido às mesmas regras que os demais participantes, exceto quanto à divulgação dos resultados que, por ser para fins de autoavaliação de conhecimentos, serão divulgados 60 (sessenta) dias após a divulgação dos resultados do Exame”.