Anúncios

Uma jiboia foi resgatada ao tentar atravessar a Avenida Araras, no Bairro Jardim 2, em (269 km de Cuiabá), na última quinta-feira (11). O animal foi encontrado depois que um pedestre acionou o ao avistar o animal na rua.

TVCA/Reprodução

De acordo com informações dos bombeiros a cobra mede cerca de 3,5 metros de comprimento. O animal foi solto em uma área de mata às margens da BR-163.

Na quarta-feira (10), outra jiboia foi capturada no município. O animal foi encontrada dentro de uma residência.

Segundo a moradora, a cobra entrou na casa depois de subir pelo padrão de . O réptil também foi resgatado e solto numa região de mata.

Jiboia

A jiboia é uma serpente robusta, encontrada em diferentes tipos de vegetação, que faz parte da família das serpentes que matam suas presas por constrição.

A jiboia é um réptil classificado como de médio a grande porte que pode atingir até 4 metros de comprimento, entretanto, geralmente não apresenta mais de dois metros elas perdem em tamanho, no nosso país, apenas para a sucuri, sendo considerada, portanto, a segunda maior espécie da fauna brasileira.

A das jiboias baseia-se, principalmente, na ingestão de mamíferos roedores, entretanto, esses animais também alimentam-se de aves, lagartos e ovos.

As jiboias são estrategistas “senta-espera”, ou seja, permanecem em locais que são frequentemente visitados por presas. Quando uma presa é localizada, ela é capturada e a jiboia tira a vida da presa, contraindo seu corpo, de modo a evitar movimentos respiratórios da presa. Sendo assim, a jiboia não utiliza veneno para matar e, sim, atua asfixiando a presa.

Apesar de serem grandes e temidas por muitos, as jiboias também enfrentam perigos. Para se defenderem de seus predadores, elas utilizam algumas técnicas. Uma delas é a produção de um som agudo, acompanhado da retração do pescoço e da cabeça.

O Saiba Tudo Mato Grosso (MT) é um site sem vínculos partidários, sem preconceitos ideológicos e não está a serviço de grupos econômicos. O nosso valor é a qualidade da informação.