Anúncios

Um morador de Campo Verde (131 km de Cuiabá) foi surpreendido, na última segunda (8), por uma jararaca. A cobra estava próxima ao motor de sua motocicleta, embaixo do banco. O do município foi acionado para retirar o animal.

Corpo de Bombeiros – MT

O dono da moto disse aos militares que costuma desligar um fusível para economizar bateria, quando não vai usar o veículo. No momento em que tentou realizar o procedimento foi surpreendido pela cobra escondida próxima ao motor.

Segundo informações da assessoria da corporação, a cobra se instalou abaixo do farol traseiro quando a guarnição chegou na casa do morador. A área era ainda mais difícil para retirada. Foi necessário retirar peças da moto para remover o animal.

Depois de retirada as peças, os bombeiros removeram a jararaca que foi solta em uma área de mata, fora do perímetro urbano da cidade.

Alerta

O Corpo de Bombeiros alerta para a população não manusear ou retirar cobras. A orientação é ligar para o 193 imediatamente, caso estes animais apareçam em residências ou área urbana.

Jararaca

São cobras do gênero Bothrops. A jararaca possui corpo marrom, com manchas triangulares escuras, faixa horizontal preta atrás do olho e região ao redor da boca com escamas de cor ocre uniforme. Ela é a principal causadora de acidentes ofídicos nas Américas, assim como mortalidade. Sem tratamento, a taxa de mortalidade é estimada em 7%, mas, com uso de soro antiofídico e tratamentos de suporte, esta taxa é reduzida para entre 0,5 e 3%.

O veneno da jararaca apresenta forma de ação proteolítica, provocando necrose e inchaço, que podem comprometer o membro atingido, além de causar tontura, náusea, vômitos entre outros sintomas. Em geral, a morte resulta da hipotensão provocada pela hipovolemia, falência renal e hemorragia intracraniana. Complicações frequentes incluem comprometimento do membro e falência renal.

A partir de científicos, com o veneno da Bothrops jararaca, foi desenvolvido o Captopril, um dos medicamentos mais utilizados para tratamento de hipertensão.

O soro utilizado contra a picada desta serpente é o antibotrópico.

O Saiba Tudo Mato Grosso (MT) é um site sem vínculos partidários, sem preconceitos ideológicos e não está a serviço de grupos econômicos. O nosso valor é a qualidade da informação.