Anúncios

O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 – uma das principais formas de ingresso no ensino superior do país – já está disponível. O mesmo, foi divulgando nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O documento está disponível no Diário oficial e na página do programa. As inscrições começam em maio.

Os candidatos que não obtiverem à isenção devem pagar a taxa de R$ 85 – no ano passado, a taxa foi de R$82. O pagamento pode ser feito em agências bancárias, Casas Lotéricas e Correios. A solicitação da isenção deve ser feita de 1º a 10 de abril. E atenção: quem teve direito à isenção em 2018, mas não compareceu nos dias de prova, deve justificar a ausência para conseguir novamente o benefício.

Tem direito a isenção estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública, candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda per capita igual ou inferior a um e meio e aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Novidades

Neste ano, o Enem terá novidades em relação a anos anteriores, entre elas: novo sistema de inscrição, opcional de foto na inscrição, espaço com linhas para rascunho da e espaço para cálculos no final do caderno de questões. Além disso, surdos, deficientes auditivos e surdocegos poderão indicar, na inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear.

A nota obtida no Exame pode ser utilizada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de , no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia cursos em universidades privadas, e no programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece

Calendário

Pedido de isenção: 1º a 10 de abril

Justificativa de ausência no Enem 2018: 1º a 10 de abril

Resultado da solicitação de isenção: 17 de abril

Solicitação de recursos caso a isenção seja negada: 22 a 26 de abril

Pedido de atendimento especial ou de uso de nome social: 6 a 17 de maio

Pagamento da taxa de inscrição: 6 a 23 de maio

Inscrições: 6 a 17 de maio

Provas: 3 e 10 de novembro