Anúncios

É sempre um desafio para os professores manter a concentração dos seus alunos em sala de aula. Até mesmo para as famílias é complicado obter a atenção dos pequenos. Conversas na hora da aula e o uso das redes sociais são as principais distrações na sala de aula. O uso das redes sociais e as mídias digitais estão cada vez mais precoce e ilimitado o que acaba levando dificuldade para os educadores. Confira dicas para melhorar a concentração dos pequenos em relação aos estudos.

Seja dinâmico

Com a constante evolução da sociedade e dos meios digitais, é comum que as crianças da nova geração queiram estar inseridas. Com isso, é difícil que elas consigam manter o foco em algo monótono e sem atrativos. Ofertar uma atividade dinâmica, propondo novos métodos e estratégias é importante para despertar e manter a atenção.

Alie-se as

Já dizia o ditado “se você não pode vencer os seus inimigos, una-se a eles”. Usar as ao favor de uma atividade mais dinâmica é a solução. Os benefícios das novas tecnologias na são perceptíveis quando elas são utilizadas com equilíbrio e com supervisão, favorecendo o processo de aprendizagem, despertando a curiosidade e melhorando a concentração dos alunos. Atualmente, existem diferentes ferramentas digitais para os utilizarem em sala de aula e conseguirem dinamizar as aulas.

Regras devem ser estabelecidas

Antes mesmo que o aluno tenha o primeiro contato com a sala de aula, é importante que ele saiba e conheça as regras daquele ambiente. É importante expor que existem momentos apropriados para brincar e períodos para a exposição dos conteúdos e que esses momentos devem ser respeitados e valorizados. O dinamismo é essencial para que o entenda que a aula não é um momento ruim e que é possível combinar aprendizado e diversão.

Intervalos são importantes

Os intervalos devem fazer parte da rotina de aula. Eles são benéficos tanto para os alunos, quanto para os professores pois permitem que haja um descanso. Atividades interativas são indicadas para evitar o cansaço mental.

Acompanhamento familiar

Assim como a escola, o núcleo familiar desempenha um papel importante na aprendizagem das crianças. Pais ou responsáveis devem acompanhar o desenvolvimento dos pequenos, sempre indicando que comportamentos que não são aceitos em casa, também não são tolerados na escola.