Anúncios

Um golpe modernizado via telefone tem sido aplicado por bandidos que se passam por atendente da operadora Vivo em . Na nova modalidade da fraude, os golpistas fingem ser ‘atendente de telemarketing’ ligam para clientes da operadora para comunicar que a vítima foi vencedora de uma promoção, que é verdadeira, mas que para o resgate do prêmio é necessário ir até um caixa eletrônico realizar uma transferência aos bandidos.

Para parecer real a atuação, os criminosos criam toda uma ambientação de empresa de telemarketing.

Segundo uma das vítimas do golpe, que preferiu não ser identificada, o bandido liga para a pessoa e pergunta qual seu sentimento ao saber que foi premiado em dinheiro. Como as pessoas já estão desconfiadas desse tipo de golpe o golpista inova.

Em seguida ele informa o www.universovivo.com.br, que de fato existe e é de uma promoção verdadeira da empresa. Na conversa o ‘atendente’ ainda usa artifícios de transferir a ligação para outro ‘setor’ como continuidade do atendimento, com isso mostra seriedade e ganha a confiança da vítima.

Inclusive, no portal é possível ver a lista de ganhadores, o que cada um levou e um vídeo falando da premiação que chega a R$ 100 mil. No entanto, no decorrer da conversa, o suposto operador da empresa diz que o cliente precisa ir até um caixa eletrônico para fazer o ‘desbloqueio’ porque o suposto prêmio está em posse do Banco Central do .

O ‘desbloqueio’ na verdade seria a transferência bancária de uma conta para a outra e então ele pede para digitar um ‘código’, momento que na verdade a pessoa estaria confirmando o valor da transferência e efetivação. Um dos números usados para aplicar o golpe é (11) 97495-9625.

Em fóruns da empresa Vivo na internet, a reportagem encontrou relatos de julho de 2018 de clientes da empresa relatando que foram vítimas do golpe.

“Parece-me que tentaram aplicar o mesmo golpe comigo! Acabei de receber um telefonema do senhor Jeferson Cardoso de Oliveira, ele se identificou como supervisor-geral de promoções e eventos. Disse que ganhei um prêmio de R$ 26.000,00, e para receber eu deveria ir ao banco tirar meu extrato para me identificar e depois retirar um segundo extrato de minha conta para que fosse transferido o prêmio. Foi aberto um número de protocolo: 201800211999. Fiquei desconfiada, entrei em contato com o fale conosco da Vivo e estou aguardando resposta!”, relata uma usuária.

Outro lado

Por meio de nota, A Vivo informa que a promoção Universo Vivo é legítima, no entanto, “pessoas mal-intencionadas acabam utilizando a promoção para atos ilícitos. A Vivo ressalta que consta um alerta sobre possível golpe na página inicial da Universo Vivo. Para verificar a veracidade de informações referentes à promoção, o cliente pode entrar no site da operadora A operadora destaca que revisa constantemente suas políticas e procedimentos de na busca permanente pelos mais altos controles no acesso às informações dos seus clientes. A empresa ressalta ainda que divulga todas as suas promoções na mídia ou no próprio site da companhia (www.vivo.com.br) e seus colaboradores jamais entram em contato com os clientes (por telefone ou SMS) para informar sobre prêmios ou para solicitar dados de cartão de crédito e débito e sugerir que os clientes realizem depósitos bancários.