Anúncios

Moradores de , que passavam pela frente da agência da Econômica Federal na noite da última terça-feira, 06, acionaram o setor de pública e o . Isso porque uma espessa nuvem de fumaça saia por baixo da porta de acesso ao banco.

Reprodução

Um vídeo feito por populares, mostra a agência com fumaça, dando a entender que estaria pegando fogo, mas, de acordo com os bombeiros, não foi constatado incêndio e a fumaça no local, trata-se de um produto a base de gelo seco, usado como dispositivo de segurança, para evitar o arrombamento de caixas eletrônicos.

Segundo a PM, como medida preventiva a roubos, a porta de acesso ao banco impede a entrada de clientes a partir de dez horas da noite, no entanto, o equipamento apresenta problema técnico e por isso, o sistema de segurança disparou a fumaça.

De acordo com o CanalTech, especializado no assunto, o sistema cria uma espessa neblina artificial branca capaz de encobrir todo o ambiente de um caixa eletrônico ou agência para obstruir a visão de criminosos no caso de uma tentativa de roubo.

A ideia do sistema é coibir o roubo de caixas eletrônicos antes que os criminosos consigam chegar às máquinas para tentar abrí-las com explosivos. Ao sentir qualquer tipo de atividade anormal em um ambiente protegido, como uma porta de vidro sendo quebrada ou mesmo movimentação dentro de uma agência, o sistema é ativado e libera a fumaça por um intervalo de 30 segundos.

A fumaça também pode ser acompanhada por um alarme sonoro contínuo, que, além da visão, dificulta a dos invasores.