Anúncios

Um detento de 25 anos foi espancado por seis companheiros de cela, na noite de domingo (25), no presídio de Sinop (a 500 km de Cuiabá), Osvaldo Florentino Leite, o Ferrugem. Os  agressores alegaram que Jhonatan Mulinari teria denunciado uma fuga de presos, em Alta Floresta, no ano 2014.

Jhonatan sofreu diversas lesões na cabeça, costas e em outras partes do corpo na cela 4, do Raio Amarelo, Na unidade policial a vítima relatou que 6 presos o espancaram.

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (-MT) confirmou a agressão do interno e disse que os agentes penitenciários souberam do fato durante o procedimento de tranca dos presidiários.

Neste momento, o interno Jhonatan pediu para que os agentes o retirassem da cela e informou que estava sendo agredido e ameaçado de morte pelos companheiros.

Ainda de acordo com a Sejudh, Jhonatan foi encaminhado pelos agentes para o da cidade com escoriações nas costas, cabeça e braços. Após ser medicado, ele foi levado para a delegacia da cidade para registro de boletim de ocorrência.

Um procedimento administrativo disciplinar será aberto para investigar e responsabilizar os envolvidos na agressão. O reeducando Jhonatan foi transferido para outro raio da unidade.

Em outubro, o detento Edmilson José da Silva, 22 anos, foi encontrado morto dentro de uma cela na penitenciária Ferrugem. O caso ocorreu na segunda (8) às 6h da manhã, quando a equipe foi acionada pelos seguranças em rondas.  Edmilson foi encontrado com sinais de enforcamento. Estava dependurado no banheiro da cela 1, que dividia com outro preso. Edmilson estava no sistema penitenciário desde julho de 2017 em cumprimento a mandado de prisão por homicídio qualificado. Ele é natural de Murici (AL).