Anúncios

Os cemitérios da Grande Cuiabá devem receber cerca de 130 mil visitantes nesta sexta (2), Dia de Finados. Haverá celebrações de diversas religiões em alguns dos locais. Em todos os lugares, serão montadas estruturas específicas para a data, considerada como o período em que os cemitérios recebem mais visitações.

Em Cuiabá há 11 cemitérios públicos – três deles em concessão para uma empresa. Em Várzea Grande são 14 públicos e um privado. Todos terão algum tipo de programação especial, em homenagem ao Dia de Finados, data em que o público costuma ir aos locais para homenagear entes queridos que faleceram.

Na Capital, a expectativa é de que 85 mil pessoas visitem os cemitérios pertencentes à Prefeitura.

Nos cemitérios da Piedade, Porto e Coxipó da Ponte – que estão sob da Empresa Cuiabana Administradora de Cemitérios –, os mais antigos de Cuiabá, a expectativa é de que o número de visitantes seja próximo de 40 mil pessoas.

Na Piedade haverá missas às 6h, 8h, 10h e às 17h. No local também haverá culto evangélico às 12h. No cemitério do Porto, as missas serão realizadas às 6h, 8h, 10h e 16h. No Coxipó da Ponte haverá apenas uma cerimônia católica, às 8h30. Os locais funcionarão das 6h às 18h.

Já os cemitérios do São Gonçalo, Pascoal Ramos, Despraiado, Sucuri, Bandeira, Coxipó do Ouro, Guia e Aguaçu, administrados pelo Executivo municipal, os portões abrem às 6h e deverão ser fechados às 17h. As missas estão agendadas para 8h, no São Gonçalo, e 8h30 no Pascoal Ramos. Nos outros cemitérios as mesmas acontecerão nas igrejas e capelas da comunidade.

Conforme a Prefeitura de Cuiabá, durante todo o dia haverá uma equipe para recepcionar os visitantes em cada um dos cemitérios. Nos locais, os funcionários entregarão flores, água e panfletos com orientações sobre como evitar a criação de focos do mosquito Aedes aegypti nos jazigos.

Os cemitérios também disponibilizarão instalação de tendas, som, banheiros químicos e será oferecido um pequeno café da manhã.

De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, mais de 150 operadores de limpeza trabalham nos cemitérios da Capital desde segunda (29), em serviços como poda de árvores, capinação, varrição, pintura, dentre outras tarefas para preparar os locais para esta sexta.

No cemitério particular Parque Bom Jesus, em Cuiabá, também haverá evento em alusão ao Dia de Finados. No lugar, terá missa às 8h e às 16h; culto evangélico às 11h e 14h e palestra espírita às 10h e às 15h. Haverá também tenda, banheiros químicos e comercialização de velas e flores. O lugar estará aberto das 6h às 19h.

A expectativa é de que 15 mil pessoas visitem o Parque Bom Jesus nesta sexta. No local estão enterradas, aproximadamente, 42 mil pessoas.

Várzea Grande

Em Várzea Grande, a expectativa é de que 35 mil pessoas visitem os cemitérios da cidade. Conforme a Prefeitura do município, os locais receberam manutenção ao longo desta seman, para receber os visitantes. Nas unidades haverá reforço da Guarda Municipal.

Nos cemitérios da cidade, também deverão ser comercializadas flores e velas no entorno dos lugares.

A Prefeitura de Várzea Grande não informou detalhes sobre a programação dos cemitérios da cidade para esta sexta.