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O conceito de família mudou muito nos últimos tempos, não há mais um padrão  de família , e  sim  uma  variedade de  padrão familiar, com identidade  própria  em constante desenvolvimento. Mas  independente dessa mudança a família  continua  sendo o  primeiro  local  de aprendizado das crianças, é  através  dela  que acontece os primeiros   contatos  sociais  e  as  primeiras  experiências   educacionais .   De   acordo  com  Braghirolli   as    atitudes   são aprendidas.  Desde  muito   cedo   na  infância   sob  a  influência  da  família,    elas  vão  sendo formadas .

A família, está  diretamente  ligada  as  atitudes comportamentais  da criança. Na maioria  das  vezes   a  influência   que  os  pais  exercem  sobre  seus  filhos  é  inconsciente, pois  não tem consciência  de  que seus  comportamentos, sua maneira de    ser  e   de   falar,  de  tratar   as   pessoas,  de   enxergar  o   mundo,   tem   enorme  influência sobre o  desenvolvimento do seu filho.

A  influência  que  a   vida   familiar   exerce   sobre   as   crianças   não   se restringe   apenas   a lhe  oferecer  modelos  de  comportamento ,  mas  também  no desenvolvimento moral da criança. O estilo  familiar , os padrões de punição, o sistema de  crença ,  os valores, a  forma como estão   estruturadas  e o modo como as crianças são tratadas são  elementos  que  tem  impactos importantes  no desenvolvimento das habilidades  sociais. Famílias  agressivas  e  restritivas  formam   crianças   que   tendem  a  manifestar um comportamento  de isolamento  social, de dependência  e  habilidade  reduzida  para solucionar problemas . As  famílias  super protetoras   tendem  a formar crianças inibidas, dependentes com baixa autoconfiança , baixa  autoestima  e  tímidas.  Já  as   famílias que  incentivam seus filhos  nas  suas  atividades , que  compreendem e  os  encorajam  para progredir  tendem a formar crianças mais fortes  e  confiantes para superarem suas dificuldades.

Os  sentimentos que os pais transmitem   à  criança,  durante  os  anos que  antecedem à  , são  de  extrema  importância   para  o  desenvolvimento da  aprendizagem  escolar   da criança.  A  dificuldade  que  os  pais  tem de demonstrarem afeto  e  carinho  por seus  filhos  pode fazer com  que  eles   se inibam,  se retraiam  no contato com outras pessoas, e seu desenvolvimento sentimental e emocional pode ser abalado trazendo consequências em sua vida. O afeto desempenha um papel essencial  no funcionamento da inteligência. Sem afeto não haveria  interesse, nem necessidade , nem     motivação   e   consequentemente  perguntas   ou   problemas   nunca    seriam colocados.

” Os  pais  têm um papel importante no processo de desenvolvimento da    autonomia.  Se  eles  encorajarem  as  iniciativas da criança , elogiarem o   sucesso, derem tarefas  que não excedam as capacidades da criança, forem  coerentes em  suas   exigências   e  aceitarem  os   fracassos , estarão  contribuindo  para  o   aparecimento  do sentimento  de  auto confiança e auto estima.”   (  Coria-Sabini , 1998:65)

Não    há   como    ignorar  que   a   forma   como   as  famílias   estão estruturadas podem interferir  no  processo ensino  aprendizagem ,  pois   as  crianças  que  vivem em famílias que tem uma interação saudável com presença de  uma união estável e coesa , com capacidade de diálogo , com  recursos para   ter uma vida  digna, apresentarão na  maioria   das  vezes, excelentes   resultados   durante toda sua   vida  escolar  e  social. Já os  membros  de  uma  família  desestruturada,  geralmente   se  mostram   defensivos, distantes, agressivos e   tendem a apresentarem,  na  maioria  das  vezes,  dificuldades  em sua vida escolar  e social.

A  ausência  da  participação  da  família  no  ensino aprendizagem dos   alunos, podem ocasionar baixo desempenho e até mesmo a repetência escolar. Muitos pais  vê a escola como local de depósito de crianças ,  vão matriculam seus  filhos  e  só aparecem na escola quando seus  filhos estão   com  problemas, baixo desempenho ou quando a   coordenação manda chamá-lo. Sem a   família  não há como  promover uma boa   . A   participação   dos  pais  na  vida  escolar  de  seus  filhos  é  condição  indispensável para que  a  criança  se  sinta  amada  e motivada a obter avanços em sua aprendizagem.  Sendo assim a família e a escola   precisam ser parceiras para que os alunos possam realmente ter um maior aproveitamento na aprendizagem, não basta apenas a escola se  preocupar  na  aprendizagem , e  os  pais  não   se preocuparem. Segundo as autoras Rocha   &  Machado  (2002, p.18)  o  envolvimento  familiar traz também  benefícios  aos  professores  que,  regra  geral,  sente  que  o  seu  trabalho é apreciado pelos pais e se esforçam para que o grau de satisfação dos pais seja grande.
Pode-se   perceber   diante  desse  contexto  que  a  família   é  parte  fundamental  no processo ensino aprendizagem podendo interferir de  maneira  direta  nas  relações  das crianças  com o  ambiente escolar e com o mundo que a cerca. Nesse sentido faz-se necessário o professor conhecer a realidade familiar a qual o aluno está inserido,  conhecer quais são os anseios, angustias e necessidades  vivenciadas pelos alunos, pois assim poderá   compreender o por que  das dificuldades demonstradas no processo ensino aprendizagem .
AUTORAS

  • Madalena  Rodrigues Vieira
  • Maria  Bom  Despacho Ferreira
  • Marilene  Antonia  de   Lima
  • Miguelina Maria Santana de Almeida

REFERÊNCIAS  BIBLIOGRÁFICAS

  • BRAGHIROLLI,Eliane  Maria. Social. Petrópolis: Vozes, 2002.
  • CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida. Psicologia do desenvolvimento . São  Paulo: Ática 1998.
  • CURY,A. Filhos brilhantes, alunos fascinantes. São Paulo: Planeta do Brasil,Terra 1996
  • POLATO, A. Sem culpar o outro : escola e família . Revista Nova  Escola. São  Paulo, p 103, 104, set. 2009.
  • ROCHA, S.C & MACHADO R.C. Artigo relação família escola. Disponível em HTTP:\\ www.unimeo.com.br.  –Pará , p.18 , 2002.

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