Anúncios

A que atingiu a capital cuiabana deixou alguns estragos na tarde desta quarta-feira (26). A ventania derrubou a placa de uma loja no Coxipó, que atingiu dois veículos. Ambos pertencem a funcionários do local. De acordo com a Defesa Civil Municipal, foram registrados 13 milímetros de chuva da região.

O coronel da Defesa Civil de Cuiabá, Paulo Wolkmer explicou que apesar dos acontecimentos, a é considerada de fraca a moderada. Segundo ele, foram registrados ventos de 35 km/h. Já na chuva da última segunda-feira (24), o volume registrado foi de 50 km/h.

Wolkmer também recomendou que as pessoas evitem exposição em campos abertos, durante as fortes chuvas, com chances de raios.  Casas de alvenarias e carros, que estejam secos, são locais seguros.

É recomendado também que se evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, lagos e rios sujeitos a transbordamentos. Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, não é recomendado ficar próximo a árvores, redes de distribuição de e áreas abertas, como, por exemplo, campos de futebol.

Ele também explicou que telefones com fios ou aparelhos celulares conectados a carregadores oferecem riscos. “Evitar falar no telefone. Se for celular, ele não deve estar conectado a uma fonte de elétrica, porque pode servir de fonte condutora e atingir o seu ouvido. Telefones com fios podem ter o mesmo efeito”, alertou.

 Outros estragos 

Na Avenida Fernando Corrêa da Costa, por exemplo, uma placa de sinalização que fica próximo ao supermercado Atacadão caiu durante a ventania e chuva.  Conforme o Corpo de Bombeiros, árvores caíram em ao menos sete bairros da Capital. Foram eles: Parque Cuiabá, Doutor Fábio, Nossa Senhora Aparecida, São Mateus, Morada da Serra, Santa Laura e Residencial Coxipó.