Anúncios

  chega ao 9°  dia nesta teça-feira (29) e está tendo apoio da população. Pelo menos é o que aponta uma enquete realizada pelo Portal Correio. No levantamento, 85,5% dos votantes, o que representa 1.846 votos, afirmaram apoiar a greve. Já 14,4% (313 votos) são contra a paralisação. A votação começou na última sexta-feira (25).

Em Mato Grosso produtores rurais levaram máquinas agrícolas e colheitadeiras para a rodovia em apoio a paralisação. O comércio em algumas cidades como Rondonópolis, Sorriso, , Nova Mutum, Primavera do Leste e Jaciara também fecharam as portas  em apoio à greve dos caminhoneiros. Também algumas prefeituras, vereadores e entidades dão apoio ao movimento.

Em um vídeo feito por um morador da cidade de Rondonópolis, é possível ver uma multidão as margens da Rodovia em apoio ao protesto.

https://youtu.be/N886O9yOWps

Os caminhoneiros estão passando dia e noite nos pontos de bloqueio. A comida e água que recebem, são de doações. Além disto, acrescentaram que só pretendem desmobilizar o movimento quando o problema for resolvido.

Ainda em Rondonópolis os comerciantes  fecharam as portas e se reuniram em favor à continuidade da greve dos caminhoneiros na tarde da ultima segunda-feira (28).

Lojas com as portas fechadas na avenida Marechal Rondon – Foto : Varlei Cordova

A decisão partiu dos próprios comerciantes  a ideia foi se reunir aos caminhoneiros antes que as forças nacionais chegassem  para tirá-los de lá. Ao todo mais de 80 comerciantes  compareceram no Posto Trevão para o ato. Os participantes da manifestação levaram bandeiras, faixas e vuvuzelas.O comércio retornou ao atendimento no horário normal nesta terça-feira (29).

Em Tangará da Serra o manifesto em apoio a paralisação dos caminhoneiros aconteceu ontem (28). De acordo com a polícia militar mais de cinco mil pessoas foram as ruas apoiar a manifestação nacional dos caminhoneiros.

A Avenida Brasil foi tomada pelos manifestantes que com gritos de ordem e cantando o Hino Nacional mostraram  apoio aos caminhoneiros e a insatisfação com o atual governo federal. De acordo com o diretor da Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra, Vander Masson, um dos organizadores do manifesto, está satisfeito com o resultado da manifestação. “Estou até emocionado em ver que o povo de Tangará realmente mostra a que veio, a caminhada foi linda e pacífica, em um evento organizado em pouco tempo conseguimos mobilizar mais de cinco mil pessoas, então estamos satisfeitos”, disse Vander.

As 15h, as lojas da Avenida Brasil estavam de portas fechadas e a maioria dos empresários e funcionários participaram da caminhada pacífica que aconteceu ao longo de toda avenida.

Em meio à greve dos caminhoneiros, um posto de combustível recusou reabastecimento em apoio à greve. Conforme vídeo que é compartilhado em grupos de WhatsApp, o posto São Marcos, de Ivinhema, município 288 quilômetros distante de Campo Grande, recusou o combustível que teria chegado com escolta da Polícia Militar.

O dono do posto, afirma o poio ao movimento dos caminhoneiros. “Realmente não pude receber porque nós não tínhamos feito o pedido. O pessoal dos caminhoneiros estão fazendo o bloqueio aqui e vieram em peso. Eu resolvi não aceitar que depositassem o combustível aqui em apoio a eles”, afirma o administrador do posto, João Trevizan.

Nas imagens do vídeo divulgado em grupos de WhatsApp, os caminhoneiros comemoram a decisão do posto. “Parabéns ao Posto São Marcos, devolvendo a mercadoria para a base”, disse o responsável pela gravação das imagens.

 

O que não falta é hashtag, que vai de apoio a piadas. Seja em protesto ou apenas registros, a classe artística também movimenta as redes sociais com o assunto que ganhou os destaques de todos os jornais do País: a paralisação e a falta de combustível.

Confira o que os famosos andam falando pela :

 Otaviano Costa

O apresentador se manifestou nas redes sociais apoiando os caminhoneiros com foto e textão. “TODO MEU APOIO AOS CAMINHONEIROS DE TODO O BRASIL. impostos e mais impostos que são dragados pelo ralo da roubalheira, da corrupção, da incompetência dos nossos gestores públicos, da balbúrdia das regalias para deputados e senadores e mais, a sacanagem do loteamento dos cargos públicos aos quadrilhões e irresponsáveis partidos políticos, q nada vêem, a não ser o interesse obscuro de seus pares despreparados e sem nenhum respeito por nós e nosso país. Se todos nós parássemos, assim como nossos colegas das estradas… nós seríamos mais fortes, seríamos respeitados, seríamos únicos. Pagar tanto imposto para ter um país tão abandonado nas estradas, nos hospitais, na (in) , nas ruas, nas cidades, (falta de) educação pública, e muuuuito mais, nos machuca muito. DEUS NOS PROTEJA e nos dê força e inspiração para que, assim como os caminhoneiros, consigamos mostrar por quais estradas queremos levar este Brasil para o futuro. ESTE BRASIL É NOSSO!” E encerrou com a hashtag #compartilhe

Mônica Iozzi

Ratinho

 

Roberto Carlos 

“Meu carinho e meu respeito por todos os caminhoneiros que estão fazendo todo esse movimento”, continuou o artista. “As causas que eles estão reivindicando com certeza não são causas só deles, são nossas causas.”

 

Sula Miranda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.