A greve dos caminhoneiros chega ao 9° dia nesta teça-feira (29) e está tendo apoio da população. Pelo menos é o que aponta uma enquete realizada pelo Portal Correio. No levantamento, 85,5% dos votantes, o que representa 1.846 votos, afirmaram apoiar a greve. Já 14,4% (313 votos) são contra a paralisação. A votação começou na última sexta-feira (25).
Em Mato Grosso produtores rurais levaram máquinas agrícolas e colheitadeiras para a rodovia em apoio a paralisação. O comércio em algumas cidades como Rondonópolis, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Primavera do Leste e Jaciara também fecharam as portas em apoio à greve dos caminhoneiros. Também algumas prefeituras, vereadores e entidades dão apoio ao movimento.
Em um vídeo feito por um morador da cidade de Rondonópolis, é possível ver uma multidão as margens da Rodovia BR-364 em apoio ao protesto.
https://youtu.be/N886O9yOWps
Os caminhoneiros estão passando dia e noite nos pontos de bloqueio. A comida e água que recebem, são de doações. Além disto, acrescentaram que só pretendem desmobilizar o movimento quando o problema for resolvido.
Ainda em Rondonópolis os comerciantes fecharam as portas e se reuniram em favor à continuidade da greve dos caminhoneiros na tarde da ultima segunda-feira (28).
A decisão partiu dos próprios comerciantes a ideia foi se reunir aos caminhoneiros antes que as forças nacionais chegassem para tirá-los de lá. Ao todo mais de 80 comerciantes compareceram no Posto Trevão para o ato. Os participantes da manifestação levaram bandeiras, faixas e vuvuzelas.O comércio retornou ao atendimento no horário normal nesta terça-feira (29).
Em Tangará da Serra o manifesto em apoio a paralisação dos caminhoneiros aconteceu ontem (28). De acordo com a polícia militar mais de cinco mil pessoas foram as ruas apoiar a manifestação nacional dos caminhoneiros.
A Avenida Brasil foi tomada pelos manifestantes que com gritos de ordem e cantando o Hino Nacional mostraram apoio aos caminhoneiros e a insatisfação com o atual governo federal. De acordo com o diretor da Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra, Vander Masson, um dos organizadores do manifesto, está satisfeito com o resultado da manifestação. “Estou até emocionado em ver que o povo de Tangará realmente mostra a que veio, a caminhada foi linda e pacífica, em um evento organizado em pouco tempo conseguimos mobilizar mais de cinco mil pessoas, então estamos satisfeitos”, disse Vander.
As 15h, as lojas da Avenida Brasil estavam de portas fechadas e a maioria dos empresários e funcionários participaram da caminhada pacífica que aconteceu ao longo de toda avenida.
Em meio à greve dos caminhoneiros, um posto de combustível recusou reabastecimento em apoio à greve. Conforme vídeo que é compartilhado em grupos de WhatsApp, o posto São Marcos, de Ivinhema, município 288 quilômetros distante de Campo Grande, recusou o combustível que teria chegado com escolta da Polícia Militar.
O dono do posto, afirma o poio ao movimento dos caminhoneiros. “Realmente não pude receber porque nós não tínhamos feito o pedido. O pessoal dos caminhoneiros estão fazendo o bloqueio aqui e vieram em peso. Eu resolvi não aceitar que depositassem o combustível aqui em apoio a eles”, afirma o administrador do posto, João Trevizan.
Nas imagens do vídeo divulgado em grupos de WhatsApp, os caminhoneiros comemoram a decisão do posto. “Parabéns ao Posto São Marcos, devolvendo a mercadoria para a base”, disse o responsável pela gravação das imagens.
O que não falta é hashtag, que vai de apoio a piadas. Seja em protesto ou apenas registros, a classe artística também movimenta as redes sociais com o assunto que ganhou os destaques de todos os jornais do País: a paralisação e a falta de combustível.
Confira o que os famosos andam falando pela internet:
Otaviano Costa
Mônica Iozzi
Ratinho
Roberto Carlos
“Meu carinho e meu respeito por todos os caminhoneiros que estão fazendo todo esse movimento”, continuou o artista. “As causas que eles estão reivindicando com certeza não são causas só deles, são nossas causas.”
Sula Miranda