Anúncios

Atualmente no , cerca de 1,2 milhões de pessoas possuem o diagnóstico de Alzheimer. Estima-se, porém, que esta quantidade seja sub notificada e o número real de casos chegue ao dobro disto (OMS/2016). A pessoa portadora da doença necessita de cuidadores para acompanha-la em todos os tipos de atividades. Apesar do grande número de casos, a disseminação de informações sobre o Alzheimer é pouca.

Pensando nesta carência, a Unimed Cuiabá, por meio do Viver Bem, promoveu o Curso de Cuidadores de Idosos com Alzheimer, que teve sua primeira edição realizada ontem (21/5) à tarde (13h às 18h), no Auditório da Cooperativa. Estiveram presentes cerca de 120 pessoas. Devido à grande adesão, já está programada para 2 de julho a segunda turma, no mesmo local e horário. podem ser feitas aqui.

O público-alvo do Curso de Cuidadores são os familiares e cuidadores de idosos da Unimed Cuiabá. Sendo que, ou o cuidador ou o idoso com Alzheimer, deve ser beneficiário da Cooperativa.
O conteúdo do curso são, principalmente, informações sobre , estresse do cuidador, orientações quanto ao cuidado e alterações comportamentais.

Maria Cristina é cliente da Unimed Cuiabá há mais de 10 anos, tem mãe com Alzheimer e participou da capacitação. “O curso é maravilhoso. Nós que não fazemos parte da área da , nos sentimos perdidos, sem saber o que fazer, o que é certo e errado. Neste curso minhas dúvidas estão sendo sanadas e estou aprendendo muito.”

A Coordenadora da iniciativa, a médica geriatra Dra. Mariana de Carvalho, diz que outro objetivo é chamar a atenção para a importância do cuidador. “Muitas vezes o cuidador do idoso com Alzheimer está tão dedicado às necessidades do paciente que acaba se esquecendo de cuidar de si e da própria saúde. As informações trazidas visam melhorar tanto a vida do idoso, como a do cuidador”, comenta a médica.
Para mais informações sobre o Curso de Cuidadores de Idosos com Alzheimer, ligar no telefone (65) 3612 – 8779.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.