Uma estudante de 19 anos deu à luz dentro de uma caminhonete na madrugada desta terça-feira (3), na BR-163, durante o trajeto ao Hospital Regional de Sinop, a 503 km de Cuiabá, onde o parto ocorreria.
Laís Carolina Silva Pereira estava na 40ª semana de gestação dos filhos gêmeos e entrou em trabalho de parto cerca de quatro horas antes do primeiro filho, Heitor, nascer. O gêmeo dele, Lorenzo, nasceu meia hora depois, já no hospital.
O marido dela, Ivanilson Guimarães, de 25 anos, disse que o casal estava na casa deles, no Assentamento Keno, a 35 km de Cláudia, município a 608 km da capital, quando a bolsa de Laís estourou.
“A gente tinha acabado de jantar e ela foi colocar o nosso filho mais velho, Emanuel [de 1 ano e 4 meses] para dormir, por volta das 22h, quando percebeu que havia água no chão. Como ela não sentia dor nem contração, decidimos esperar um pouco”, relatou.
O casal decidiu entrar em contato com conhecidos em Cláudia, que acionaram a Secretaria Municipal de Saúde. Uma caminhonete da prefeitura foi enviada até o assentamento para buscar o casal e lvá-los para o hospital na cidade.
“Quando chegamos, o médico constatou que o trabalho de parto já estava avançado e mandou a gente seguir para Sinop com urgência, porque em Cláudia não tem maternidade. O receio era que, por tratar-se de gêmeos, precisasse de uma UTI após o parto”, disse.
Segundo o pai, quando a caminhonete entrou na BR-163, a técnica de enfermagem que os acompanhava pediu ao motorista para encostar o veículo na rodovia, porque um bebê estava nascendo e não havia mais como esperar.
“Logo em seguida, chegaram policias [rodoviários federais] e equipes da [concessionária] Rota do Oeste e dos bombeiros para ajudarem no parto, porque eles já têm treinamento para agir nessas situações. O Heitor foi transferido para a ambulância da concessionária e seguimos logo atrás, até chegar ao hospital”, afirmou.
Laís, Heitor e Lorenzo passam bem e os gêmeos não precisaram de atendimentos especiais após o parto, segundo o pai. Para a mãe, os dois filhos foram um presente antecipado do aniversário dela, que será comemorado no dia 14 deste mês.
“Ela está muito feliz porque está amamentando, eles não precisaram de UTI, respiram sozinhos desde o parto. Apesar do susto, tivemos toda assistência e ela diz para todos que ganhou um presente”, disse