Desde dezembro, período considerado o de chuvas de Mato Grosso, Rondonópolis vem sofrendo com o excesso de água. São ruas esburacadas, algumas enchentes registradas, acidentes, muita sujeira e transtorno pelas ruas. De acordo com Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC, as chuvas devem começar a dar uma trégua a partir do dia 9 de abril, segunda-feira.
Para toda esta semana, ainda a previsão é de de pancadas de chuvas. Nesta terça-feira a previsão é de Mín:22° e Máx:31°.
Institutos de meteorologia costumam analisar que o período de seca e chuva são bem definidos em Mato Grosso. Porém, de dezembro até nesta terça-feira, 3 de abril, a população tem observado um aumento no volume das águas em comparação a outros anos.
Em Cuiabá, por exemplo, em dezembro foi considerado um mês atípico pelos metereologistas. Foram quase 300 milímetros de chuva nos primeiros 18 dias de dezembro. É um volume praticamente 50% mais do que a média histórica para este período, que normalmente tem 201 milímetros, segundo o Instituto Nacional de Meterologia.