Anúncios

Muitos ainda não sabem qual a importância do Cartão Nacional de Saúde (CNS).

Mais do que um número ele representa uma renovação na cultura da gestão de informação na saúde do país, é um fortalecimento do sistema. Para o cidadão, o número do Cartão do SUS possibilitará o registro eletrônico único nas bases de dados dos hospitais públicos e privados, bem como nos planos de saúde. Só que muitos ainda não entenderam que devem ter sempre em mãos este cartão.

Quais são os benefícios de ter o CNS:

  • Rapidez na identificação do usuário;
  • Localização do prontuário pelo número do cartão;
  • Vinculação de: profissional, usuário, estabelecimento de saúde e atendimento;
  • Registro dos atendimentos realizados;
  • Registro do agendamento e execução de consultas e exames;
  • Dispensação de medicamentos;
  • Atualização de dados cadastrais.

O Irmã Elza Giovanella de Rondonópolis atende 19 municípios da região sul e sudeste, pacientes precisando de algum tipo de atendimento, e na sua maior parte não tem o cartão do SUS ou está ao menos com todos os documentos em mãos. Para o coordenador do departamento de faturamento Maria Brasilina dos os pacientes ainda não tomaram consciência da importância desse sistema. Segundo ela quando uma pessoa da entrada no hospital sem as documentações necessárias dificilmente conseguirá tirá o prontuário que serve para dar entrada em uma perícia médica no ou até tentar o seguro .

Desde quando o instituto Gerir assumiu o hospital, um novo sistema foi instalado mas mesmo, assim alguns pacientes principalmente as crianças que chegam com os pais estão sem a
documentação necessária. Brasilina lembra que, a ficha feita na entrada do paciente é individual e assim como os adultos crianças e jovens devem ter em mãos o cartão do sistema único de saúde e um comprovante de endereço.

Por determinação do , desde 2012 todos os atendimentos médicos, consultas, exames ou quaisquer Procedimentos é obrigatório a apresentação do Cartão do SUS. “Se a ficha é preenchida corretamente o ministério da saúde consegue enviar uma carta para o usuário e saber que procedimento foi feito, se foi bem atendido, o que precisa melhorar, mas tudo isso depende da documentação esta correta”. Afirma Maria Brasilina.

Como saber se tenho registro no Cartão Nacional de Saúde?

Portal Saúde do Cidadão permite ao usuário do SUS consultar o número do CNS. É necessário preencher algumas informações pessoais. O Portal de Saúde do Cidadão possui ainda uma área restrita ao usuário do SUS onde é possível imprimir seu cartão, verificar o Registro das Ações e Serviços de Saúde dos quais fez uso. Nesta área restrita, é preciso realizar o passo-a-passo para obter login de acesso.

O cidadão poderá saber os nomes dos profissionais de saúde que o atenderam, o período, o nome da unidade de saúde e os procedimentos clínicos e cirúrgicos realizados. Isso traz transparência e possibilita ao cidadão participar da fiscalização e do aprimoramento do SUS.

Pré-cadastro

Caso você não possua o cartão, o Portal Saúde do Cidadão também disponibiliza uma área para fazer o pré-cadastro e gerar um protocolo de atendimento, que será usado por uma unidade de atendimento para validar as informações e emitir o Cartão Nacional de Saúde.

O objetivo fundamental do Cartão Nacional de Saúde é possibilitar ao Sistema Único de Saúde (SUS) a capacidade de identificação individualizada dos usuários. Ou seja, cada cidadão tem um número de CNS que facilita seu acesso ao Sistema.

A partir do cadastramento, da emissão do cartão e com a integração dos sistemas, será possível identificar o usuário em todos os seus contatos com o SUS e acompanhar a sua evolução, melhorando o atendimento dos cidadãos e o planejamento das ações de saúde.

Orientações para cadastramento

O objetivo fundamental do Cartão Nacional de Saúde é possibilitar ao Sistema Único de Saúde (SUS) a capacidade de identificação individualizada dos usuários. Ou seja, cada cidadão tem um número de CNS que facilita seu acesso ao Sistema.

A partir do cadastramento e da emissão do cartão, e com a integração dos sistemas tendo o número do CNS como chave integradora, será possível identificar o usuário em todos os seus contatos com o SUS e acompanhar a sua evolução dentro do Sistema, com efeitos na atenção individual e no planejamento das ações de saúde.

Se você possui Smartphone, também pode baixar o aplicativo e-SAÚDE no iTunes ou no Google Play.

Você também pode fazer o cadastro em hospitais, clínicas e postos de saúde ou locais definidos pela secretaria municipal de saúde, mediante a apresentação de RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento.

Lembre-se o uso facilita a marcação de consultas e exames e garante o acesso a medicamentos gratuitos.

O Saiba Tudo Mato Grosso (MT) é um site sem vínculos partidários, sem preconceitos ideológicos e não está a serviço de grupos econômicos. O nosso valor é a qualidade da informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.