Anúncios

O Ministério da Educação (MEC) afirma que o problema técnico enfrentado por candidatos aprovados no (Fies) está resolvido. Na semana passada, participantes se queixaram de que o sistema do SisFies não estava emitindo um documento essencial para a contratação do junto à instituição de ensino – um termo que precisaria ser assinado por ambas as partes.

O prazo para finalizar essa etapa é estabelecido da seguinte forma: são contados 5 dias após a comprovação de informações no . Depois, mais 10 dias para comparecer ao agente financeiro e finalizar o processo. Consequentemente, a data-limite é esta quarta-feira, dia 21. Por isso, candidatos demonstraram preocupação em perder a vaga no ensino superior.

Segundo o MEC, todas as inscrições podem ser validadas após os ajustes técnicos que foram feitos no site do programa. A pasta acrescentou também que, mesmo sem a impressão desse documento, os alunos não podem ser impedidos de estudar na universidade onde foram aprovados.

Modalidades do Fies

O novo Fies tem duas modalidades:

  • Fies: Candidatos cuja renda familiar per capita seja de até 3 salários mínimos. Nesse tipo de financiamento, o pagamento será feito com juros zero. Caso o estudante se encaixe nessa faixa de renda, só poderá participar do se não houver vaga para o curso desejado na primeira modalidade.
  • P-Fies: Candidatos cuja renda familiar per capita esteja entre 3 e 5 salários mínimos. Nessa modalidade, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito (banco).

 

Site do FIes apresentou problemas para estudantes que tentavam imprimir documento. (Foto: Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.