Anúncios

O é um evento que tornou-se um elemento da cultura nacional, celebrado com grande entusiasmo pelo Brasil. Mas, para que os foliões “não queimem a largada” e percam a festa, é fundamental tomar alguns cuidados durante a folia. Seguem algumas dicas para que todos curtam o carnaval de forma segura:

Fantasias iguais, pode. Só não pode se esquecer de hidratar e passar protetor solar: faça chuva ou faça sol, o protetor é fundamental. Além disso, beber água é importante para repor o líquido perdido com a folia.

Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu. Mas, em cima dele, cuidado com a rede elétrica: alguns bloquinhos estão mais equipados e já possuem até trios elétricos. Se você for integrante do trio ou se for convidado para subir em um, cuidado ao passar por postes e fios, pois pode haver risco de choque.

Tire selfie sem moderação. Mas atenção ao atravessar a rua: não faltam cliques no carnaval. Mas cuidado ao fazer a pose no meio da rua ou ao ficar distraído, vendo o bloco passar. Se o trânsito não estiver parado, há o risco de você ser atropelado.

Cara feia, só se for para a fantasia. Não se envolve em brigas: fazer carão para compor o personagem, pode. O que não pode é ficar de cara feia por causa de brigas. é só alegria! Evite confusões, para ninguém sair machucado.

Durante a festa, lembre-se que lixo é na lixeira: nada de jogar latinha, garrafas, resto de fantasia, ou qualquer outro lixo pelas ruas. O lixo entope bueiros, causa escorregões e pode acabar com a festa de muita gente.

Brinque carnaval, mas lembre-se, gentileza gera gentileza: é tempo de festa e alegria. Seja gentil, dê a passagem, nada de empurra-empurra ou de conversar “pegando” nas pessoas, sem permissão. Educação nunca é demais!

Super-herói por um dia, pode! Mas, antes de eles saírem voando por aí, identifique crianças e idosos: o uso de crachás ou pulseiras de identificação em crianças e idosos contribui para o caso de algum deles ficar perdido no meio da festa. Uma dica é colocar nome e telefone dos responsáveis. Ao sair para curtir um bloquinho ou uma grande festa, lembre-se de sair de casa devidamente identificados e curta a festa com tranquilidade.

Faça farra, mas não jogue confete ou espuma no olho do coleguinha: sprays de espuma ou confetes podem causar alergias ou irritação de quem for atingido nos olhos. Cuidado quando for brincar com algum desses itens. Independente se for adulto ou criança: acertar alguém pode acabar com a festa dele e com a sua também.

Beber todas, até sambar com o dedinho, pode! Só não pode dirigir depois: cada um sabe do seu limite, mas quando o assunto é dirigir depois de beber, o limite é zero. Então, se você quiser beber no carnaval, lembre-se de entregar as para quem não for beber ou vá de transporte público.

Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos.

O Saiba Tudo Mato Grosso (MT) é um site sem vínculos partidários, sem preconceitos ideológicos e não está a serviço de grupos econômicos. O nosso valor é a qualidade da informação.