Anúncios

Referência em metalmecânica, automação e eletrotécnica, a unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Rondonópolis vai dobrar a capacidade de atendimento. O prédio foi ampliado e agora ocupa 9 mil metros quadrados – um acréscimo de 4,2 mil m² à área original. Além da ampliação, as instalações existentes receberam uma reforma completa. Com isso, a capacidade de atendimento da unidade salta de 887 para 1.633 estudantes por dia, fortalecendo a Educação Profissional em toda a região sudeste do estado.

O investimento total foi de mais de R$ 18 milhões, incluindo a obra, mobiliário e equipamentos. O recurso é oriundo do Programa Senai de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira. A unidade atende a 21 municípios, que somam 460 mil habitantes. Além de Rondonópolis, estão na lista Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, , Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, , Juscimeira, Nova Brasilândia, Paranatinga, , da Serra, Poxoréu, do Leste, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro.

A inauguração do novo prédio será no dia 25 de janeiro, às 19 horas, com a presença do presidente do Sistema Federação das Indústrias no (Sistema Fiemt), Jandir Milan, e da diretoria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Mato Grosso (Senai MT), Lélia Brun. Também participam empresários, diretores do Sistema Fiemt, sindicatos industriais e autoridades.

De acordo com a diretora do Senai MT, a nova unidade está estruturada com ambientes modernos, como salas de aula e laboratórios técnicos que representam o cotidiano do trabalhador da indústria. “A infraestrutura moderna aliada a uma equipe capacitada atende às expectativas dos mais diversos segmentos industriais”, afirma.

O presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, diz que a unidade é amplamente tecnológica e garantirá formação de ponta dentro de uma metodologia mundialmente reconhecida. “O Senai, como instituição de vanguarda, está trabalhando para agregar valor aos processos produtivos, melhorar a competitividade e garantir a sustentabilidade ao Estado. É uma grande entrega à indústria da região e sociedade como um todo”, afirma.

50 ambientes de ensino

A construção do novo prédio (Bloco D) garantiu ao Senai Rondonópolis 10 novas salas de aula e 15 novos laboratórios. Os blocos A, B e C, totalmente revitalizados, são ocupados também por salas e laboratórios, além de biblioteca, cantina, área administrativa, técnica e financeira, coordenação, auditório e outros.

A obra incluiu a renovação do layout da edificação, acompanhando o projeto de modernização e sustentabilidade das novas unidades do Estado. O Senai Rondonópolis passa a ter um total de 50 ambientes de ensino, sendo 22 salas de aula, biblioteca e 27 laboratórios.

Os 15 novos laboratórios que serão entregues na quinta-feira são:

1.Automação Industrial

2.Mecatrônica Industrial

3.Instrumentação e Controle

4.Eletricidade

5.Comandos Elétricos

6.Hidráulica e Pneumática

7.Controle Lógico Programável

8. Eletrônica Analógica

9. Eletrônica de Potência

10.  Eletrônica Digital e Microprocessadores

11.  Informática / Microprocessadores

12.  Medidas Elétricas

13.  Controle de Redes Industriais

14.  Controle Lógico Programável

15.  Alimentos/ Panificação

Até o fim de 2018, o Senai MT inaugurará novas unidades em Barra do Bugres, e Lucas do Rio Verde, e instalações renovadas em Sinop, e Várzea Grande, além do Instituto  Senai de Tecnologia (IST-MT), na Avenida Getúlio Vargas, na capital.