Anúncios
Animal foi encontrado em Cáceres (MT) (Foto: /Divulgação)

Uma jaguatirica foi encontrada morta nesta terça-feira (9) às margens da , em Cáceres, a 220 km de , segundo a (PRF). Segundo a polícia, o mamífero foi encontrado no km 740 da rodovia já em óbito.

De acordo com a PRF, equipes fizeram diligências à procura do veículo responsável pelo atropelamento, porém, sem êxito.

O animal foi encaminhado para especialistas da Universidade de Mato Grosso () e deve ser usados par .

A jaguatirica vive na Caatinga, Cerrado, , mas principalmente em florestas tropicais e subtropicais (inclusive matas de galeria). Ela se alimenta de mamíferos de pequeno e médio porte, aves, répteis e peixes.

Filhote de onça-pintada, um dos animais resgatados em 2017, foi encaminhado para associação de SP (Foto: Fernando Rodrigues)

 Resgate de animais

No ano passado, o Batalhão de (BPMPA) resgatou 670 animais em Mato Grosso. Segundo o BPMPA, os animais resgatados, na maioria das vezes, possuem sequelas permanentes. Os animais foram retirados em diversas situações: criação irregular, maus tratos, resgate em cidades e acidentes.

As espécies de animais resgatados variam de acordo com o período do ano. Em período chuvoso, são mais comuns os resgates de serpentes, marsupiais e mamíferos. Já entre setembro e outubro, são mais frequentes os resgates de aves, que estão em fase de procriação, como as araras, papagaios, periquitos, que são os alvos mais escolhidos pelos traficantes.