Anúncios
Corredor exclusivo de ônibus na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), em (Foto: Michel Alvim/Prefeitura de Cuiabá)

Nas faixas que até então eram exclusivas para os ônibus de transporte coletivo, nas principais avenidas de Cuiabá, poderão circular táxis, motocicletas e ambulâncias. A permissão está prevista na lei promulgada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Cuiabá, Justino Malheiros (PV), publicada terça-feira (5) no Diário Oficial de Contas.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) informou que a regulamentação da lei não foi discutida e, enquanto isso, os agentes de trânsito poderão multar quem estiver trafegando nas faixas exclusivas.

Atualmente, as ambulâncias já podem trafegar pelas vias exclusivas de ônibus.
As multas aplicadas por tráfego até então ilegal desses veículos nas faixas exclusivas para ônibus deverão ser arquivadas, de acordo com a lei.

A lei ainda prevê que os táxis podem parar na faixa da direita para o embarque de passageiros. “Não será permitido o embarque e desembarque de passageiros usuários de táxis nos corredores exclusivos à esquerda, o qual será permitido apenas nas faixas à direita”, diz um dos artigos da lei.

Com a mudança, segundo a lei, a Semob deve colocar placas de sinalização indicando a permissão da circulação desses veículos nas vias.

No ano passado, foram criados bolsões exclusivos para motociclistasnos semáforos das avenidas mais movimentadas da capital. A faixa de quatro metros antecede a faixa de pedestres.