Anúncios

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, virá a Cuiabá na terça-feira (19.12) para lançar o programa ‘ para Todos’ e  visitar oficialmente a carreta para o Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso, que foi entregue em novembro para a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (). Na oportunidade, o ministro fará a entrega de 400 computadores a 40 municípios mato-grossenses. O evento será realizado às 10h30, no Auditório Cloves Vettorato, no , em Cuiabá.

O vice-governador Carlos Fávaro, que conduziu as ações com o ministro Kassab, ressaltou que o lançamento do programa será um marco histórico pra as cidades que possuem dificuldades de comunicação via internet. “A conectividade, que será feita via satélite, levará internet para todas as regiões do Estado onde o acesso é mais difícil. Com certeza, em 2018, essa medida mudará o dia a dia da população dessas comunidades, distritos e municípios”, disse.

Fávaro também observa que, além da importância que a internet tem na comunicação, é uma ferramenta essencial para a qualificação e formação de cidadãos. “Com o EAD (Ensino a Distância) as pessoas podem estudar dentro de suas próprias casas. Como gestor público, esse projeto me dá muito orgulho porque gera benefícios diretos para a sociedade”, afirma o vice-governador.

O programa tem como objetivo levar internet banda larga para 40 mil escolas, hospitais e postos de saúde em 500 municípios no país. Com início previsto para janeiro de 2018, o ‘Internet para Todos’ é uma iniciativa de inclusão social para levar conectividade às localidades sem banda larga.

A ação é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o Ministério da Defesa, com investimentos de aproximadamente R$ 2,7 bilhões. O Governo de Mato Grosso ficará responsável por coordenar o programa no Estado. De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o programa atenderá cidades que enviarem relatórios relatando suas necessidades.

Entrega da carreta

Durante o evento, o ministro Kassab também fará a entrega oficial da carreta que integra o Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso, que levará experimentos para todos os municípios do Estado. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secitec, em convênio com o MCTIC e com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do ().

O convênio desse projeto foi assinado em 2012 e liberado oficialmente pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em 2016. Ao todo,deve atender 30 municípios por ano e alcançar mais de 90 mil . A expectativa é que a exposição interativa e itinerante desperte a compreensão de conceitos e promova a popularização da ciência.