Anúncios

A Secretaria de Estado de Educação, e Lazer (Seduc) lança, nesta quarta-feira (13.12), o Projeto Anjos da Escola, no município de Rondonópolis (218 km ao sul de Cuiabá). Com consultas gratuitas, atendimentos de odontológicos, assistentes sociais, aumento de rondas escolares e parcerias com os principais órgãos de segurança do Estado, a iniciativa pretende melhorar os índices de evasão e ensino das unidades escolares.

 

O lançamento será realizado na EE Francisca Barros de Carvalho, às 14h, e contará com a presença dos coordenadores do Projeto, coronel da Polícia Militar, Marcos Roberto Gonçalves, e as professoras Patrícia Glaura de Araújo Campos e Emanoel Barbosa Garcia, além de assessores pedagógicos, diretores, coordenadores e professores da rede estadual de ensino de Rondonópolis.

 

O Anjos da Escola é uma ação pensada desde o plano de governo e uma das ações mais importantes do Estado, já que encara o problema da por meio de três áreas principais: na Escola, Paz na Escola e Mediação Escolar.

 

Em Rondonópolis, o projeto irá funcionar primeiramente nas EE Sebastiana R. de Souza, Amélia de Oliveira e Francisca Barros de Carvalho.

 

Saúde na escola

 

O projeto abrange toda a esfera da evasão escolar e, por conta disso, conta com um eixo somente para tratar da saúde dos estudantes. Um dos maiores percentuais de evasão escola está nos problemas de visão e odontológico. Para atuar nesta questão, serão realizados exames oftalmológicos e odontológicos nos alunos.

 

A estimativa é que 15% dos estudantes tenham problemas de visão, que atrapalham os .

 

“A Secretaria também conseguiu realizar o serviço com o custo baixíssimo ao reformar um caminhão oftalmológico que não estava sendo utilizado. Além dos exames oftalmológicos, os alunos também participar de ações para melhorar a saúde bucal e auditiva”, ressalta o cel. Marcos Roberto.

 

De acordo com ele, serão realizados atendimentos odontológicos por meio da Unidade Móvel para 1.200 alunos, sendo 50% para os alunos das Escolas Estaduais participantes do Projeto Anjos da Escola e 50% para os alunos das demais unidades estaduais de Rondonópolis.

 

Paz na escola

 

A segurança dos estudantes e dos educadores é uma prioridade, por conta disso, o programa conta com o eixo Paz na Escola, onde os batalhões da PM adotam as escolas para intensificar as rondas, na região das unidades, bem como palestras, entre outras atividades.

 

Mediação Escolar

 

O terceiro pilar é a Mediação Escolar, que visa resolver os principais conflitos dentro das escolas, por meio de ações educativas e preventivas, evitando que as ocorrências se tornem mais graves e precisem de intervenções jurídicas.

 

“Neste eixo a prioridade é identificar a responsabilidade de cada um em um possível conflito e resolvê-lo da maneira mais rápida e eficaz possível”.

 

O Anjos da Escola faz parte do Pró-Escolas, maior programa de investimentos da educação de Mato Grosso, com um orçamento de mais R$ 360 milhões, para a realização de melhorias na infraestrutura e ensino a afim de reduzir a evasão escolar e melhorar os índices de aprendizagem.

 

O projeto conta com a parceria do , Poder Judiciário-MT, Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Conselho Tutelar e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).