Anúncios

A última de meteoros de 2017 será vista a olho nu de na madrugada desta quinta-feira (14). Provenientes do asteróide batizado como ‘3200 Phaethon’, cometa que perdeu seus elementos voláteis, os meteoros Geminídeos terão seu ‘pico’ de queda por volta da 1h da madrugada (2h no horário de Brasília).

De acordo com o site ‘Galeria do Meteorito’, são esperados pelo menos 80 meteoros por hora, no céu, nesta madrugada. “Alguns especialistas acreditam, inclusive, que a máxima aproximação do asteroide 3200 Faetonte (responsável pela esteira de detritos que causa essa chuva) poderá aumentar ainda mais a taxa de meteoros”, explica.

O site ainda dá dicas de como assistir à chuva, que será visível de todo o mundo:

“Primeiramente você deve procurar um local escuro, onde o céu tenha o mínimo de poluição luminosa possível (postes de luz, etc…). Aguarde alguns minutos para que sua vista se acostume com a escuridão.

Mantenha-se virado para a direção da constelação de Gêmeos, pois é lá que fica o radiante da chuva de meteoro Geminidas (daí a origem do nome). O radiante é o local onde os meteoros parecem se originar, apesar que eles também poderão (e irão) surgir em várias regiões do céu.

A constelação de Gêmeos nasce a leste por volta das 21h00 de seu horário local, mas o melhor horário para observação é após a meia-noite”.

O site também fará transmissão ao vivo, hora a hora, da chuva de meteoros. Para saber mais, clique AQUI.

O site do Grupo de Astronomia de Pernambuco (Astope), por sua vez, relatou que esta será a chuva de meteoros mais intensa do ano, e que “Os meteoros Geminídeos são brilhantes e mais lentos que a maioria dos meteoros. Geralmente podem se apresentar em cores como amarela ou laranja”.

Eles também farão a transmissão ao vivo. Veja: