Anúncios
O Servidor reiniciou e deu pau, não liga mais, F#d3u!

Essa dica vai para aqueles que administram servidores , especificamente CentOS, mas vai servir para qualquer sistema linux que utiliza o sistema de arquivos XFS.

Geralmente após falha na elétrica, o servidor irá reiniciar normalmente, mas existirá vezes (Segunda de manha, ou Sexta no fim da tarde) que o servidor não vai subir, e você vai se deparar com o console de recuperação e dentre as mensagens em seu terminal, vai aparecer algo como “Failed to mount /sysroot”. Calma, não se desespere (pelo menos ainda não).

No console de recuperação, execute o comando: journalctl

Dessa forma será exibido um log, nesse log vai estar o caminho da sua partição root, no meu caso é /dev/mapper/centos_egsrv-root.

Reparando um sistema de arquivos XFS

Após identificar o caminho da partição, execute o comando xfs_repair usando a opção -L para forçar a limpeza dos logs (uma vez que sem limpar o log, a ferramenta xfs_repair não consegue reparar o sistema de arquivos). Assim, execute o comando: xfs_repair -L /dev/device

Para mais informações acesse: https://access.redhat.com/documentation/en-us/red_hat_enterprise_linux/7/html/storage_administration_guide/xfsrepair

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário no nosso https://www.facebook.com/saibatudomt


Ao reproduzir esse conteúdo cite o autor como Eduardo Gonçalves com o link para essa página. Obrigado.