Anúncios
Cerca de 60 tartarugas provenientes foram capturadas por dois menores de idade| Foto: Reprodução/Sema

Dois menores de idade, um de 15 e outro de 16 anos, foram flagrados pescando tartarugas no , no , na região de (a aproximadamente 820 km de ). O flagrante ocorreu no final de semana e foi somente divulgada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), nesta segunda-feira (6). Com os adolescentes foram apreendidas carca de 60 tartarugas-da-amazônia. Os meninos estavam capturado os animais há cerca de dois e a intenção era fazer a comercialização na região, os menores foram levados para o Conselho Tutelar do município.

A intenção dos adolescentes era vender os animais na região | Foto: Reprodução/Sema

Também foram apreendidos anzóis, uma canoa, um motor e 30 boias usadas para capturar as tartarugas. De acordo com a gerente do parque, Lucilene Pereira, as tartarugas foram encontradas dentro de sacos e apesar de estarem desidratadas e machucadas, foi possível a soltura delas na praia do Rio para que retornassem ao habitat natural.

A gerente informa que os menores planejavam comercializar os animais por quilo ou inteiros na cidade de . “Essa prática ilegal é comum na região, mas intensificamos os para coibir os criminosos”.

Denúncias:

 

A pesca depredatória e outros crimes ambientais podem ser denunciadas por meio da Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-65-3838; no site da Sema, por meio de formulário; nas unidades regionais do órgão ambiental ou ainda pelo aplicativo MT Cidadão.