Anúncios

Aproximadamente 14 milhões de animais devem ser vacinados em mais uma etapa da de vacinação contra a febre aftosa em . Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária (/MT), a 2ª etapa da campanha começou na quarta-feira (1º) e deve ser feita até o dia 30, voltada exclusivamente para bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses.

Mato Grosso é o maior detentor de rebanho bovino do país, com mais de 30 milhões de animais.

De acordo com o Indea, também devem ser vacinados animais na região do baixo . Serão imunizados animais de todas as idades, o que deve atingir, aproximadamente, 600 a 700 mil cabeças.

A expectativa para esta fase é que sejam imunizados, no total, cerca de 14 milhões de cabeças em 105 mil propriedades em todo o estado.

A partir deste ano, as etapas de vacinação contra febre aftosa passaram a ser executadas de forma inversa em Mato Grosso. Na primeira, que compreendeu o período de 1º a 31 de maio, foi obrigatória a imunização de todos os bovinos e bubalinos, com exceção dos animais do baixo .

Os produtores que não vacinarem devem ser multados em R$130, a cada cabeça de gado. O produtor que atrasar a comunicação junto ao Indea, fica impossibilitado de emitir a Guia de Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.