Anúncios

A Secretaria de Estado de Segurança Pública () inaugurou nesta sexta-feira (27.10), o segundo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) no interior do Estado. Desta vez, o município contemplado foi .

A central foi instalada na sede do 6º Comando Regional da Polícia Militar e reúne em um único lugar a central telefônica dos números de emergência da Polícia Militar (190) e (193) e o despacho das ocorrências, que já funcionavam na cidade.

Para o comandante regional da Polícia Militar, tenente-coronel PM Delwison Sebastião Maia da Cruz, o Ciosp é uma ferramenta importante para o desenvolvimento dos do sistema de segurança em toda a região de Cáceres. “Evoluímos na questão predial e na tecnologia que auxiliará ainda mais nas ações de Segurança Pública da nossa região”, disse.

Para que todos os serviços sejam realizados com qualidade, o Ciosp de Cáceres utiliza as mesmas tecnologias do Ciosp de Cuiabá, entre elas o Sistema Integrado de Ocorrências Policiais, que registra a chamada telefônica, atendimento da ocorrência, empenho da viatura, identificação da equipe, além de fornecer o georreferenciamento da ligação, informando o local exato da chamada.

“Com o georreferenciamento o operador conseguirá abrir um mapa que informará a área da chamada telefônica, o que agiliza o atendimento. Além disso, a ferramenta possibilita ainda o controle das chamadas e a produção de dados estatísticos”, disse o gerente técnico do Ciosp Cuiabá, 2º sargento BM Leandro Alves.

Segundo o comandante adjunto do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM César Viana de Brun, trabalhar de forma integrada em uma das principais portas de entrada da solicitação e do atendimento de emergência traz resultados significativos. “Há um atendimento de melhor qualidade para população,quando ela pode ter, com um único pedido de socorro, o atendimento integrado de todas as forças”, destacou.

A primeira unidade do Ciosp no interior do Estado foi instalada em Rondonópolis, também inaugurada neste ano. Em Cuiabá, a central integrada já opera deste de 2004 e atualmente integra os serviços da Polícia Militar, , Corpo de Bombeiros, Secretaria de Mobilidade Urbana e Guarda Municipal de Várzea Grande, além de monitorar 102 pontos de Cuiabá e Várzea Grande por meio de câmeras.

Para o secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Jonildo José de Assis, a instalação do Ciosp em Cáceres trará mais qualidade para o serviço dos profissionais e um melhor atendimento à sociedade da região. “Uma das atividades da atuação policial  são a  abordagem e checagem de pessoas e veículos e com a instalação do Ciosp aqui, com essa tecnologia, vai garantir mais qualidade aos trabalhos dos profissionais e um atendimento ainda melhor à população”.