Sabemos que para uma boa qualidade física, precisamos ter uma base que suporte os esforços, ou seja, a camada muscular mais profunda forte e bem estruturada para evitarmos lesões e possíveis fraturas em caso de queda.

Para que isso efetivamente aconteça, o Pilates também é muito indicado para aqueles que visam rendimento. Varias atividades fisicas e modalidades esportivas podem, com a prática do Pilates, contribuir nos seus resultados:

Corrida: Esporte que exige bastante comprometimento e concentração. Trabalhar a respiração (um dos princípios da técnica) pode ajudar muito durante as provas para ter um controle maior da frequência cardíaca. Além disso, o Pilates prioriza o fortalecimento do centro do corpo, mais conhecido como CORE.

Futebol: Além dos benefícios acima, trabalhar o equilíbrio e a resistência muscular tornam os padrões de movimentos mais eficientes, fazendo com que a energia seja canalizada estritamente às ações recrutadas, e a resistência conseguirá ser mantida por um período mais prolongado; assim evitando estiramentos entre outras lesões.

Ciclismo: Pedalar adequadamente aumenta o desempenho durante a prática, além do Pilates trabalhar todas as musculaturas dos membros inferiores em equilíbrio, fazer exercícios que mobilizem as articulações dos tornozelos, joelhos e quadris para que se movam uniformemente e melhorem o rendimento corporal durante as pedaladas.

Outras modalidades, como Muay Thai e Cross Fit podem encontrar no Pilates um grande aliado na prevenção de lesões.

MATÉRIA POR JULIANA C. DOURADO
FISIOTERAPIA
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