Anúncios

Uma empresa de revenda de roupas íntimas de Cuiabá está fabricando sutiãs com enchimento para mulheres que precisaram realizar a mastectomia, durante o câncer de mama. A peça é feita sob encomenda e entregue gratuitamente.

A empresária Rafaela Bastos explica que no início da montagem do sutiã a preocupação seria a estética da mulher. O sutiã foi desenvolvido para acomodar o seio e proporcionar flexibilidade para a mulher. “Ficamos preocupados principalmente com a estética da mulher e queríamos valorizá-las e ajudar a melhorar a auto-estima”, afirmou.

O primeiro sutiã foi entregue para a comerciante Mariah Garcia, que há três anos teve câncer de mama e precisou realizar a mastectomia para retirar um seio. Ela afirmou que durante o tratamento, o apoio da família foi fundamental. “O apoio da família e dos amigos faz toda a diferença para superar a doença”, afirmou.

A comerciante explicou que durante o tratamento a mulher perde a auto-estima. Ela conta que após perder os cabelos, perdeu a identidade e, após fazer a retirada do seio, não conseguia se sentir bem.

“Depois que meu cabelo caiu, eu perdi a minha identidade e a mastectomia foi um passo radical”, disse.

A da Associação MT Mama, Cleuza Dias, explica que o sutiã auxilia da saúde física do corpo da mulher, pois a mama tem um peso que ajuda a dar simetria ao corpo feminino. “A mama tem um peso e as mulheres as vezes utilizam próteses para ajudar a dar uma simetria ao corpo”, contou.

Segundo Cleuza, as mulheres da associação devem receber o sutiã. Ela informou também que a peça, além de ajudar com a auto-estima da mulher, aumenta a imunidade e terá um resultado melhor durante o tratamento. “Com a imunidade maior ela terá mais chances de sucesso durante a quimioterapia”, avaliou.