Anúncios

Alunos de nove escolas da região de Tangará da Serra (239 km a Médio-Norte) participaram nesta sexta-feira (19.10) da 4º edição do “Aulão do Enem”, ação da Secretaria de Estado de Educação, e Lazer (Seduc) voltada aos alunos do 3º Ano do Ensino Médio que vão prestar o .

Essa será a segunda vez que Ana Paula Ribeiro, de 17 anos, faz a prova. Aluna da Escola Estadual 29 de Novembro, ela está em dúvida entre quarto cursos: Medicina Veterinária, Agronomia, Fisioterapia e Educação Física. “Estamos na reta final, faltam apenas 12 dias e o evento foi muito bom, vieram pessoas interessadas na aula e em obter maior conhecimento em relação ao conteúdo da prova”, disse.

Segundo a estudante, no ano passado, quando estava no 2º ano, fez o Enem e alcançou 700 pontos. A meta para esse ano é conseguir mais. “Estou confiante que neste ano, mais preparada, consiga notas maiores”.

Welida da Silva, de 17 anos, veio da mesma escola que Ana Paula. Ela gostou das de Língua Portuguesa. “Acho que conseguimos fixar o que já aprendemos em sala, e essas dicas nunca são demais”, disse. A jovem conta que sua rotina de estudos, após sair da escola, se resume em revisar as matérias e ler artigos, já preocupada com a redação.

Do Distrito de Progresso, a professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Patriarca da Independência, Marildete Gomes, aprovou o aulão. Segundo ela, a iniciativa só contribui para a preparação dos estudantes. “Muitos dos conteúdos abordados e revisados pelo Sérgio Cintra nós já trabalhamos em sala de aula. Mas ele faz de uma forma lúdica, diferenciada, de forma que o aluno consegue gravar na memória, assimilar melhor. É uma aula maravilhosa”, argumenta.

A educadora trabalha com o Ensino Médio Inovador e destaca que as turmas contam com quatro aulas a mais de Português por semana do que os estudantes do ensino regular. “É um tipo de reforço para eles. Além disso, focamos nas aulas diferenciadas de redação e leitura. Tudo isso com o foco na preparação para o Enem e hoje, o aulão é um complemento essencial nesse processo”.

Inovação

O “Aulão do Enem” é uma iniciativa desenvolvida pelo Pró-Enem, ação do eixo Inovação do Programa Pró-Escolas, que proporciona aos alunos do 3º Ano do Ensino Médio um melhor preparo para a prova.

Além da aula especial, o Pró-Enem já disponibilizou o Geekie e o QG do Enem, com 4 mil bolsas gratuitas de acesso à plataforma .

O Pró-Escolas é o maior programa de investimentos da história da Educação de Mato Grosso, com um orçamento de R$ 360 milhões para estrutura escolar até 2018.

A iniciativa abrange o desenvolvimento de ações em estrutura, ensino, inovação e esporte e lazer, com foco na melhoria da aprendizagem, na redução da evasão escolar e na valorização dos profissionais da Educação.